Prefeitura e Conselho da Pessoa Idosa debatem parceria com Centro Judiciário

Assistência Social e Cidadania
21/02/2024 16h40

Em reunião promovida na manhã desta quarta-feira, 21, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdi), debateu possível parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), órgão vinculado ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), com o objetivo de garantir atendimento especializado para a pessoa idosa da capital.

O debate aconteceu entre a juíza de direito e coordenadora da Cejusc, Maria Luiza Foz Mendonça, a secretária da Assistência Social, Simone Santana Passos, e a presidente do Comdi, Maria José Matos, além de representantes dos órgãos pontuados, onde discutiram a criação de um serviço de conciliação e mediação junto ao Comdi para idosos que necessitem de suporte no que se refere às pendências jurídicas.

“Vemos cada vez mais a população idosa crescendo e precisamos estar preparados para acolher esses idosos nas suas mais diversas demandas. Essa parceria com a Cejusc traz um leque de ações que a gente já desenvolveu no ano passado, através dos Cras, de palestras, de ações intersetoriais. Dessa vez, vamos conseguir avançar na questão do atendimento jurídico a esses idosos. Temos um índice muito grande de idosos que são explorados a nível financeiro e muitos deles com pendências a resolver. Então, a Cejusc vai estar junto com o Conselho do Idoso, junto com a Secretaria da Assistência, dando esse suporte para esses idosos”, explica a secretária Simone Santana Passos.

A juíza e coordenadora do Cejusc, Maria Luiza Foz Mendonça, explica que o objetivo é que o Conselho Municipal seja mais um espaço para que o idoso possa procurar apoio no atendimento das suas demandas.

“Essa parceria já vem ocorrendo com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa. E estamos fazendo a proposta de criação de mais um serviço junto ao Conselho, junto à Secretaria da Assistência Social para o idoso. Aproveitar toda essa articulação que já existe junto com os Creas e Cras, todos esses serviços que já são prestados, e agregar aos serviços de conciliação e mediação para aqueles idosos que tenham questões financeiras que queiram negociar, questões familiares, divórcios, alimentos, entre outras pendências jurídicas que existam”, destaca a juíza.

Para a presidente do Comdi, Maria José Matos, essa é uma parceria de extrema importância que vai garantir aos idosos o acesso de forma mais facilitada às possibilidades de resoluções jurídicas. “Já levamos palestras, peças teatrais e mais diversas ações, em parceria com a Cejusc, para os nossos Cras e Creas, justamente como forma de orientar os idosos que são usuários do nosso Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dessa vez a gente amplia essa parceria, trazendo os atendimentos de conciliação e mediação para o Conselho”, diz a presidente.