Prefeitura realiza entrega de material para escolinhas de esportes da capital

Juventude e Esporte
23/02/2024 16h40

Na tarde desta sexta-feira, 23, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), realizou a entrega de material, como bola, rede, cone, coletes, apitos, garrafão térmico, entre outros, para 23 escolinhas de modalidades esportivas da capital sergipana. As instituições contempladas foram definidas a partir de cadastro e, posteriormente, em uma triagem foi avaliado o trabalho, a seriedade e o caráter social e inclusivo dos projetos.

Com esta ação, o secretário da Sejesp, Sérgio Thiessen, reafirma a atenção que a Prefeitura tem, por meio da Secretaria, em valorizar, promover e democratizar o acesso ao esporte na cidade.

“Estamos cumprindo com a promessa de apoiar as escolinhas de várias modalidades, que têm como base a inclusão social, sem fins lucrativos, que são batalhadoras, que precisam e fazem a diferença nas comunidades. Por isso, estamos muito felizes com essa entrega e pretendemos continuar apoiando o máximo possível”, destaca o gestor.

Na ocasião, o diretor de Esporte e Lazer da Sejesp, Cristiano Poconé, responsável por alinhar a entrega do material, ressaltou como esse momento é importante para, além de apoiar as instituições, criar um banco de dados a fim de acompanhar as necessidade e demandas dessas e das próximas que serão assistidas.

“Nosso objetivo era realmente fazer esse cadastro e sentir a situação de cada um, onde treina, se tem sede. Por isso, é importante que eles [projetos] também tenham o cadastro dos alunos, saibam idade, onde estudam, onde moram.  A secretaria está à disposição para ajudar nessa questão burocrática, porque é importante para o secretário, para o prefeito, para o governador terem esse dado estatístico na mão”, afirma o diretor.

O repasse de materiais, beneficiará o desenvolvimento das atividades de cerca de 1.900 crianças assistidas pelas escolinhas. Uma das instituições beneficiadas foi a Universal Futebol Clube, localizada no bairro Atalaia, zona sul de Aracaju, que atende 76 alunos dos sete aos 17 anos. O professor do projeto, Antônio Almeida, fala como esse apoio com o material contribuirá para o aprendizado no esporte e desenvolvimento dos alunos.

“A gente, que faz trabalho social, tem muita dificuldade e, agora, com esse projeto, vai nos ajudar bastante em todas as atividades, principalmente na coordenação motora das crianças e dos adolescentes. Na parte tática, a gente necessitava muito de bola, cone”, declara satisfeito Formiga, como é conhecido o professor.