Resiliência: Prefeitura mantém ações preventivas para enfrentar a quadra chuvosa

Agência Aracaju de Notícias
29/02/2024 09h20

Com o período da quadra chuvosa se aproximando - que vai de abril a julho - a Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), já se prepara para reduzir e minimizar os impactos das precipitações na cidade. As equipes já estão em alerta e, preventivamente, já começaram a desenvolver as ações necessárias para que Aracaju continue sendo uma cidade resiliente. Somente nos primeiros meses deste ano já foram registrados 177 mm de chuva, sendo que a média é 120,3 mm.

A Defesa Civil de Aracaju tem acompanhado de perto os níveis de quedas de chuvas e vem emitindo alertas quando necessário, além de reforçar as ações preventivas e atender às demandas que possam surgir. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju,  Robson Rabelo, uma das primeiras ações é o aumento no número de profissionais que atuam nas situações de risco.
 
“Quando estamos em alerta é uma situação na qual há um aumento nas equipes que ficam de prontidão. Se eu trabalho de forma diária como uma viatura da Defesa Civil, eu passo a trabalhar com duas. As equipes da parte de limpeza que normalmente trabalham no período diurno passam a ficar de prontidão durante o período noturno. Então todos os órgãos da Prefeitura estão em alerta, e os profissionais ficam aptos ao pronto emprego”, explica.

Ele ressalta ainda que a população deve estar atenta aos sinais de possíveis riscos, sejam de alagamento, deslizamento de terra, inundações ou qualquer outra situação. Caso haja, é preciso entrar em contato com a Defesa Civil. Segundo o coordenador Robson Rabelo, todas essas ações, de forma conjunta, proporcionam uma maior resiliência para a cidade de Aracaju. “Resiliência essa que hoje a Prefeitura está na etapa C. Isso não quer dizer que os problemas e situações de anormalidades não possam ocorrer, mas que se elas ocorrerem, a Prefeitura vai responder da melhor forma possível”, declarou. A “etapa C” significa o topo de uma classificação feita pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Robson Rabelo explica, ainda, que a previsão é de que o nível das chuvas continue acima da média. “Já estamos registrando chuvas acima da média e a expectativa é que, durante a fase chuvosa, também continue assim. A Defesa Civil, com o foco nessa situação, mantém os serviços preventivos, seja através de limpeza de canais, através da conversa com os grupos comunitários, monitoramento das áreas de risco, e na revisão do plano de contingência”, disse.

Cidade Resiliente

Em 2022, a capital sergipana entrou para o seleto grupo de cidades "nível C" na campanha “Construindo Cidades Resilientes”, uma iniciativa global do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), que reúne 955 cidades em todo o mundo, das quais apenas Aracaju e outras 338 estão no topo da classificação.

Para alcançar esse nível, a Prefeitura de Aracaju, a partir de ações intersetoriais, cumpriu os dez passos estabelecidos pelo UNDRR. A capital aderiu ao projeto em 2018, como destacou o secretário da Defesa Social e Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.

“Ao longo dos anos, os critérios da ONU foram mudando. Nesse projeto, atualmente, as cidades são classificadas de acordo com o seu nível de resiliência, em A, B ou C, sendo o C o nível mais elevado. Até meados do mês de março, estávamos no nível B e, com todas as informações que passamos sobre Aracaju, fomos inseridos no nível C”, aponta o secretário.