Prefeitura reforça ações de prevenção ao Aedes aegypti nas escolas

Saúde
28/02/2024 15h20

Com o objetivo de formar pequenos multiplicadores no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretara Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta quarta-feira, 28, uma ação na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Irmãos Mirella e Marcell Moura, localizada no bairro Farolândia.

A ação educativa levou informações às crianças sobre o mosquito, as doenças, quais as formas de transmissão e como evitá-las, para que os alunos sejam multiplicadores no combate ao Aedes.
 
"As crianças são multiplicadores por natureza, são atentas, curiosas, e os ensinamentos chamaram a atenção da garotada por meio de uma linguagem lúdica e bem simples, para que eles repliquem o que aprenderam hoje dentro de casa, pois o mosquito continua se proliferando mais em locais habitados, o que demanda a atuação dos próprios moradores", destaca a enfermeira Raquel Vasconcelos.

Ainda segundo a enfermeira, é fundamental que a população siga cumprindo com o dever de monitorar sempre os quintais, principalmente depois da chuva, e que, se tiver a necessidade de armazenar água em lavanderias, caixas d'água e tonéis, que os recipientes sejam muito bem tampados e que seja mantida uma rotina de limpeza pelo menos uma vez por semana.   

Segundo um dos facilitadores da ação educativa, o estudante do curso de medicina, Rafael Vasconcelos, a atividade agrega o apoio dessas crianças na função de alertar os pais sobre pequenos cuidados a serem observados cotidianamente no combate e prevenção do mosquito.

"A criança tem um olhar ampliado, acreditamos que tem o potencial para repassar as informações aqui transmitidas. Em casa, pode alertar os pais e parentes próximos sobre aquele copinho descartável ou tampa de refrigerante que pode acumular água, sobre a importância de tampar as caixas d'água, colocar areia nos caquinhos de planta, entre tantas outras noções", ressalta Rafael.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Jaqueline Oliveira, essa ação é muito importante não só por promover a informação, mas, sobretudo, por possibilitar a formação desses pequenos multiplicadores.

“As informações recebidas pelas crianças, são disseminadas em toda a comunidade. Os alunos acabam se conscientizando e compartilhando a informação com seus pais, irmãos, vizinhos e amigos, que também acabam sendo atingidos pela ação. Sabemos que essas informações que as crianças aprendem aqui, serão replicadas em casa e isso dará resultados. Temos consciência que essa ação terá um impacto muito positivo em nossa comunidade", complementa a coordenadora.