Projeto Verão 2024: esportes de areia também são destaques nesta edição

Juventude e Esporte
28/02/2024 16h30

No Projeto Verão 2024, realizado entre 1º e 3 março pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, os esportes de areia não poderiam ficar de fora da programação e, mais uma vez, movimentam a Praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia, durante o sábado e o domingo, dias 2 e 3.

Reconhecendo a importância, o crescimento e a consolidação da prática das modalidades executadas no ambiente da areia, o evento promoverá competições e ‘aulões’ de beach handball, beach soccer, beach tennis, beach wrestling, futevôlei e vôlei de praia, para além das modalidades aquáticas e urbanas que completam a programação.

O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, ressaltou a importância da presença dessas modalidades no Projeto Verão 2024 como forma de atrair a população aracajuana à prática de esportes e promoção à saúde.

“O ambiente da praia é um atrativo para o lazer e por que não aliar isso à prática esportiva? Por isso, sem dúvida alguma, as pessoas estão sendo atraídas por essas modalidades, porque aproveitam o ambiente da praia e estão exercitando, cuidando da saúde. Dessa maneira, o Projeto Verão cumpre esse papel de promover ainda mais esses esportes, convidando o público da nossa capital e os turistas que estarão na cidade durante o evento”, declarou o secretário.

O Beach Tennis, que no Projeto Verão  terá a participação de atletas entre 16 e 55 anos, é uma das que mais crescem no país. Segundo dados da Confederação Brasileira de Tênis (CBT),  o número de praticantes do esporte quase triplicou entre 2021 e 2023, saindo de 400 mil para mais de um milhão.

De acordo com Noelson Santana, de 46 anos, árbitro da CBT, o apoio da Prefeitura de Aracaju é de fundamental importância para fomentar, divulgar e massificar o beach tennis em Sergipe, proporcionando um evento gratuito e inclusivo para o público. “Sem dúvidas, é um dos esportes que mais crescem no país, sendo praticado por todas as idades”, disse o professor da modalidade.

Comum em arenas e quadras, o Wrestling mais uma vez tem espaço garantido na extensão de areia da Orla de Atalaia. Este ano, serão oito categorias, quatro masculinas e quatro femininas, divididas pela pesagem de cada atleta. O presidente da Federação Sergipana de Wrestling, Luciano Vieira, de 50 anos, reforçou o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a modalidade, que vem evoluindo a cada ano.

“O Beach Wrestling sempre esteve inserido no contexto do Projeto Verão. É uma modalidade que está crescendo bastante, já temos eventos a nível nacional, realizados pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), e, ainda, o Mundial Universitário no Rio de Janeiro, este ano”, declarou o professor do esporte de luta.

Assim como o beach wrestling e o beach tennis , o Beach Handball também vem se popularizando entre os amantes do esporte, que, no Projeto Verão, terão a experiência de vivenciá-lo ao ar livre. O presidente da Federação Sergipana de Handebol, Washington Gusmão, de 55 anos, afirma que a inserção do Beach Handball nas atividades esportivas do evento confere visibilidade à modalidade.

“O Projeto Verão funciona como uma vitrine para os clubes ganharem notoriedade. A Sejesp tem um papel muito importante na divulgação do esporte e dos atletas envolvidos”, completou em tom de gratidão.