Saúde de Aracaju finaliza atualização sobre fluxo de atendimento psicológico nas unidades

Saúde
29/02/2024 17h00

Com o objetivo de alinhar o fluxo de atendimento psicológico nas Unidades de Saúde da Família (USFs), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), finalizou uma série de atualizações realizadas neste mês de fevereiro, pela Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), para médicos que trabalham na Rede de Atenção Primária (Reap).

De acordo com a coordenadora da Reaps, Marinês Mendonça, a atualização foi voltada para esclarecer aos profissionais da Reap, que são os primeiros a acolherem as pessoas em sofrimento mental na rede, sobre o fluxo de encaminhamento para as consultas psicológicas na rede municipal.

“Hoje, são 13 unidades que ofertam atendimento com psicólogos e psiquiatras. Para atendimento com esses profissionais, é necessário encaminhamento por parte da equipe de Saúde da Família, para inserção na fila de regulação. O setor de regulação fará classificação de prioridade, de acordo com encaminhamento e situação de saúde da pessoa”, explica a coordenadora.

Atendimento psicológico

Para consultas psicológicas, é necessário passar por uma avaliação médica e, consequentemente, ter um encaminhamento médico, seja do profissional que atua na USF ou mesmo o da rede privada.

“Após passar pela avaliação médica e com o encaminhamento em mãos, o usuário leva o documento para a recepção da unidade de sua referência para ser inserido no sistema e, em seguida, entrar na fila da regulação. Quando surge a vaga, o agendamento é efetuado para a USF mais próxima do usuário onde esteja o profissional de psicologia", destaca Marinês.

O agendamento com data, local e horário de atendimento a ser liberado deve ser monitorado pelo usuário na sua unidade. Para ter mais comodidade, também é possível acompanhar a liberação pelo Portal da Saúde e aplicativo Mais Saúde Cidadão, clicando na aba 'lista de espera' para visualizar o agendamento ou a posição na fila.

Agendamento liberado


Com a liberação, o paciente passa pelo acolhimento, que representa o primeiro encontro com o profissional. Neste momento, o psicólogo faz a escuta da demanda apresentada. Em seguida, as sessões são iniciadas.

“São ofertadas, inicialmente, 15 sessões, porém, se o motivo que levou ao encaminhamento for sanado, há a possibilidade de alta antes de completar as sessões. Caso haja a necessidade e o profissional perceber que o paciente precisa continuar em acompanhamento, há a possibilidade de serem ofertados mais 15 atendimentos, totalizando 30 sessões”, complementa a coordenadora.