Projeto Verão 2024: Emsurb entrega credenciais e demarca áreas de ambulantes

Serviços Urbanos
29/02/2024 17h20

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciou nesta quinta-feira, 29, a entrega dos crachás de identificação aos 176 vendedores autorizados a comercializar durante o 'Projeto Verão 2024', evento que será realizado pela Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe, de 1 a 3 de março, na Orla da Atalaia.

De acordo com o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, a ação faz parte do planejamento elaborado pela empresa municipal, visando otimizar o ordenamento dos comerciantes nos espaços públicos da Orla da Atalaia. “Desse modo, viabilizaremos os trabalhos de fiscalização e acesso, além de propiciar comodidade para os ambulantes e pessoas que estarão prestigiando o evento”, ressalta o presidente.

Aos poucos, os comerciantes, a exemplo de Gildo Alves Santos, se dirigiram até a sede da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), localizada no Centro de Arte e  Cultura J. Inácio na Av. Santos Dumont, para obter o documento. Trabalhando no ramo de eventos há anos, ele já está na contagem regressiva para o início dos shows a partir desta sexta-feira.

“Gosto de me programar com antecedência, por isso, vim logo nas primeiras horas fazer a retirada do crachá, para me organizar com as compras das bebidas. Estou com boas expectativas, será uma ótima oportunidade de ajudar na renda da minha família”, destacou o vendedor.

Outro que não perdeu tempo foi Flávio Daniel Oliveira, estudante, que contará com o rendimento extra para a concretização de um dos seus sonhos. “Todos nós temos objetivos e um dos meus é realizar a minha cirurgia ocular, por isso, me inscrevi, fui sorteado e estou na expectativa de bons lucros. Agora que já estou com o crachá em mãos, é só me preparar para os três dias de festa”, comenta.

Leni Torres, que há trinta anos tem como principal fonte de renda as atividades que envolvem o ramo de eventos, irá vender alimentos no segmento towner e destaca os produtos mais procurados “O cachorro-quente e batata-frita são o carro-chefe nas vendas. Tudo feito na hora, com muito cuidado e amor. Os lucros serão destinados à minha saúde, irei fazer alguns exames e me cuidar para estar bem para os próximos eventos”, pontuou a vendedora.

Segundo o diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro, para cada uma das categorias previstas em edital, foram sorteados dois números de cadastro reserva. “Caso o contemplado não compareça para retirada da sua credencial, será feita a convocação dos comerciantes que ficaram como suplentes, seguindo a ordem do sorteio”, complementa o diretor.

Demarcação dos pontos de venda

Ao longo da semana, a Emsurb deu início também ao procedimento de demarcação dos 176 pontos de comércio fixos, disponibilizados para o comércio ambulante durante o Projeto Verão 2024.

Os locais  foram distribuídos na região da Praia da Cinelândia ao longo do estacionamento, calçadão e faixa de areia, de modo que a montagem das estruturas não prejudiquem a circulação do público, bem como a visibilidade do palco.