Servidores municipais participam de palestra sobre desafios e possibilidades do compliance

Planejamento e Orçamento
29/02/2024 18h00

Garantir a ética, a transparência, além de prevenir riscos e manter a lisura nas ações e atos praticados no setor público, são alguns dos objetivos do “compliance”, e foi tema da palestra promovida pela Escola de Gestão e Administração Pública de Aracaju (Esgap), ligada à Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Orçamento (Seplog), realizada na manhã desta quinta-feira, 29, e ministrada pelo economista Rodrigo Rocha.

Compliance é uma palavra em inglês que está relacionada às estratégias fundamentais para a continuidade de negócios, em especial, para aqueles que atuam em conformidade com padrões éticos e legais. De acordo com o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, o tema é uma tendência mundial na iniciativa privada e é uma experiência que gera resultados positivos no setor público.

“Esse tema nos dá uma visão global de como gerenciar o conjunto de normas que pautam a atividade pública, tendo como objetivos finais resultados eficientes e efetivos para a população”, pontuou.

Durante o encontro, o economista Rodrigo Rocha, que é superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em Sergipe, falou sobre os conceitos gerais do compliance e sua prática no âmbito governamental. “Os participantes desta palestra puderam conhecer, de forma mais detalhada, a importância das ações de integridade que garantem às organizações públicas maior eficiência de forma ética e segura”, explicou.

Para a coordenadora de Licitações da Seplog, Gleys Lilian de Araújo, “esse tipo de palestra contribui muito para o desenvolvimento e aprendizado dos servidores, a partir do momento em que aprendemos um pouco sobre a aplicabilidade do compliance quando aliada a teoria com a prática e com as nossas atividades diárias”, disse, ao parabenizar a Escola de Governo pela iniciativa de sempre estar capacitando os servidores com cursos e palestras que agregam muito valor e ajudam a alcançar excelência no desempenho das suas funções.

Já a servidora Marta Araújo Lisboa, da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), demonstrou satisfação em estar participando da palestra e elogiou a forma como o economista Rodrigo Rocha apresentou o tema. “Gostei bastante, pois é uma oportunidade de conhecer coisas novas, tirar dúvidas, e a explicação dada pelo palestrante foi prática e com uma didática de fácil entendimento para nós”, destacou.