Aracaju é destaque no segundo dia da Bolsa de Turismo de Lisboa

Indústria, Comércio e Turismo
29/02/2024 18h07

Com um estande confortável, bem ornamentado, amplo material de divulgação e qualificada equipe de retaguarda para acolher os visitantes, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), marca presença com sucesso no segundo dia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Ao longo desta quinta-feira, 29, a capital sergipana ganhou destaque do público ao enfatizar sua riqueza cultural, belezas naturais e a maior festa do período junino sergipano, o Forró Caju.

Visando uma integração com expositores da feira e gestores do turismo de estados e municípios brasileiros, o secretário Jorge Fraga fez um tour por vários estandes. Uma das paradas foi no estande da Bahia, quando estreitou laços institucionais e de amizade com o secretário do Turismo baiano, Maurício Bacelar, e sua equipe técnica de trabalho.

A localização estratégica na feira tornou o estande aracajuano um ponto de interesse para os participantes do evento, proporcionando aos visitantes uma imersão na atmosfera junina da capital sergipana. Nesse clima, o Forró Caju chamou a atenção de Afonso Torres, que ao observar as imagens da festa nos painéis do estande, revelou-se fã da banda sergipana Calcinha Preta.

Ao ver a imagem da Marinete do Forró e do casal de dançarino de quadrilha junina do grupo Cacimba Nova, a portuguesa Paula Torres voltou no tempo e revelou que esteve no Brasil há cerca de 12 anos e uma das lembranças marcantes foi do período junino. “Eu acompanhava minhas sobrinhas na escola, nas festas do período junino, e era muto engraçado ver que as roupas se pareciam com nossas festas aqui em Portugal”, disse.

Além da divulgação do Forró Caju, servidoras da Setur recepcionaram os visitantes com mais informações sobre os atrativos da capital sergipana, desde as deslumbrantes praias de águas mornas e areias firmes, aos paraísos naturais, como a Crôa do Goré, além dos produtos do artesanato, gastronomia e a infraestrutura turística, formada por rede de hotéis, bares e restaurantes.

“Também demos destaque aos aspectos urbanos da nossa cidade, realçando a qualidade da administração de Aracaju, fazendo da cidade uma das capitais mais bem cuidadas do Brasil, com serviços de excelência em todas as áreas. É um aspecto importante mostrar aos nossos visitantes que somos um destino que tem belos atrativos, povo acolhedor e uma cidade bem administrada, pronta para receber os turistas de todas as partes do mundo”, ressalta Jorge Fraga.

O desenvolvedor de projetos Felipe Teixeira teve uma feliz surpresa ao se deparar com o estande aracajuano. “Fiquei muito contente quando vi Aracaju representando neste grande certame português turístico, sobretudo pela infância e as primeiras letras lá feitas. Uma cidade inesquecível, fiquei muito feliz em vê-la aqui tão bem representada”, enalteceu.

O contínuo movimento durante todo o dia no estande da Setur neste segundo dia da BTL, justifica a relevância do investimento feito pela Prefeitura de Aracaju ao inserir a capital de Sergipe no cenário internacional e colocá-la em “pé de igualdade com os demais destinos turísticos expositores”, pontua Jorge Fraga.

“Estamos em uma graduada feira internacional de turismo, rodeados por destinos turísticos de mais de 70 países. Viemos altivos para mostrar que estamos à altura de disputar, de forma saudável, fatias deste competitivo mercado do turismo. Aracaju diz claramente aqui em Portugal que é um destino especial”, afirma o gestor.

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) segue até amanhã, tendo como público-alvo os players do mercado do turismo, e nos dois últimos dias, 2 e 3 de março, a feira será aberta ao público, quando, como observa o secretário Jorge Fraga, “o estande de Aracaju estará diante do consumidor final, que é o turista em busca de novidades para as próximas férias ou viagens diversas ao Brasil, especialmente para a capital sergipana”.