Projeto Verão 2024: Prefeitura realiza vistoria do Camarote da Acessibilidade

Assistência Social e Cidadania
29/02/2024 17h40

De 1º a 3 de março todos os caminhos levam à Orla da Atalaia, onde a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado promovem o Projeto Verão 2024,  evento que contará com muito esporte, diversão, cultura, lazer e apresentações de artistas locais e nacionais. Com o objetivo de garantir a inclusão social numa festa que reúne milhares de pessoas, a Secretaria Municipal da Assistência Social gerencia o Camarote da Acessibilidade.

O espaço exclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida fica instalado em um local privilegiado, a 50 metros do palco principal, e com capacidade para 80 pessoas, sendo 40 pessoas com deficiência (PcDs) e 40 acompanhantes.

“Junto com a Defesa Civil a gente buscou alternativas no Réveillon e agora estamos voltando com o Projeto Verão no mesmo local, com uma vista privilegiada da festa e trazendo realmente a verdadeira inclusão, trazendo eles para dentro da festa, além disso, o Camarote contará também com abafadores para quem é autista”, pontuou a secretária da Assistência Social, Simone Santana.

Com o objetivo de conferir a estrutura, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), a Defesa Civil Municipal, e representantes das Secretarias da Assistência Social e da Defesa Social e Cidadania (Semdec), realizaram vistoria do espaço nesta quinta-feira, 29.

“A vistoria é muito importante porque traz para a gente um parâmetro de satisfação do usuário. Nós temos um cadeirante que vem fazer todo o trajeto que todos os cadeirantes vão fazer durante a festa para a gente poder ajustar os detalhes e deixar o camarote o mais seguro possível para o nosso público”, acrescentou Simone.

Em complemento, o secretário da Defesa Social e Cidadania, Tenente Coronel Silvio Prado, explicou a mudança de logística do evento este ano. “A gente modificou todo o acesso dessas pessoas, desde a passarela de madeira até aqui, fazendo uma nova pista, uma nova acomodação para que essas cadeiras de rodas passassem sem nenhum tipo de intercorrência. Adequamos as rampas para que não ficassem tão inclinadas, e todas as pessoas que vêm fazer o teste dessa acessibilidade, comprovam que o trabalho da Prefeitura vem melhorando”

Com a presença de uma pessoa cadeirante e técnicos, foram conferidos diversos itens, a exemplo da inclinação da rampa, o piso para circulação das cadeiras de rodas e pessoas com mobilidade reduzida, bem como o local dos banheiros adaptados para garantir um acesso seguro e com espaço para o giro completo da cadeira.

“A Prefeitura está conseguindo manter esse diferencial nos shows. Em todo evento o Camarote da Acessibilidade é sempre muito procurado pelas pessoas com deficiência. Cada usuário tem direito de trazer um acompanhante para aproveitar e curtir o show junto. No último Réveillon a gente mudou a localização e agora no Projeto Verão 2024 ela se manteve, porque foi só elogios. E tudo isso pensando não só nos cadeirantes, lógico, mas em todas as pessoas com deficiência, então, aquelas pessoas com baixa visão já estão agora mais próximo ao palco, ao telão, conseguem ter uma visibilidade maior”, disse a coordenadora de Políticas para Pessoa com Deficiência, Natália Vasconcellos.

Presente na vistoria, a cadeirante Edneide Siqueira deu o selo de aprovação do Camarote da Acessibilidade. “Não pude estar presente no Réveillon, mas eu já venho há alguns anos fazendo essa vistoria, e na realidade, este ano eu estou achando a estrutura ainda melhor do que os outros, a Prefeitura está de parabéns”, afirma.

Como acessar o camarote
O acesso ao espaço pode ser feito pelas ruas Braúlio Costa ou François Hoald. Ao chegar na avenida Santos Dumont a travessia pode ser realizada pelas faixas de acessibilidade. Passando pelo estacionamento da Praia da Cinelândia, mais uma rampa de acessibilidade dá acesso à passarela de madeira que liga a orla à praia. Ao final da passarela, basta seguir pela área sinalizada, onde foi realizada a compactação do solo para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam acessar com maior facilidade o Camarote da Acessibilidade.

Para acessar
Ao chegar no evento, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem se dirigir diretamente ao Camarote da Acessibilidade portando um documento que comprove a deficiência, para o acesso ser liberado.