Prefeitura realiza primeira Avaliação Diagnóstica de 2024 para alunos da EJA

Educação
01/03/2024 12h20

Dando continuidade ao planejamento de gestão baseada em evidências, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou a primeira Avaliação Diagnóstica do ano de 2024 para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede. Aplicada durante três dias, de terça-feira, 26, a quinta-feira, 29, a prova tem o objetivo de avaliar o nível de aprendizado dos estudantes a partir do desempenho individual, para que seja feita uma análise minuciosa das deficiências apontadas e do nível de conhecimento já adquirido.

A gestora da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (Coeja), Sueli Bispo, explica que, com os resultados das provas, a secretaria e as escolas poderão desenvolver estratégias de aprimoramento que resultem em ganhos reais do desenvolvimento escolar do estudante.

“A pretensão da avaliação diagnóstica é disponibilizar, para o professor, o perfil do seu aluno, a fim de entregarmos para esse estudante a educação de qualidade que pretendemos. No caso da EJA, vamos aplicar esta avaliação de entrada e a de saída, que será no final de maio. No segundo semestre, faremos novamente, já que, para nós, representa outro ano letivo”, explica.

A prova, que consiste em uma avaliação com 20 questões, sendo 10 de Português e 10 de Matemática, com duração de 1h30, a coordenadora descreve o processo. “O aluno responde a prova, marca a folha de resposta e nós, na Coeja, fazemos a correção e lançamos no Simaju, disponível no Siged, para que a Secretaria, a escola e o professor tenha as informações e trabalhe com os alunos com um olhar mais assertivo”, informa.

Escolas

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama, localizada no bairro Santa Maria, foi uma das unidades que aplicaram a prova de diagnóstico no último dia do processo, na quinta, 29. A diretora, Izabel Santana, destaca umas das características mais importantes da EJA, que é a diversidade dos alunos, que podem ter idades e realidades distintas, o que torna a avaliação ainda mais necessária.

“Hoje é um dia muito importante, a Semed está aqui na aplicação da avaliação diagnóstica para a EJA e isso é necessário porque, muito embora seja uma turma inteira, mas cada um tem sua especificidade. Então, a partir desta avaliação, nós teremos mais clareza em relação ao estágio de leitura, de escrita, de desenvolvimento e de conhecimento desses alunos. Assim, a partir disso, poderemostomar atitudes mais assertivas e decisões com embasamento advindos dessas avaliações realizadas no início do ano e no decorrer dele”, destaca a diretora.

A coordenadora pedagógica da Emef Juscelino Kubitscheck, Fernanda Narjara, descreve a iniciativa como extremamente válida para que a escola possa analisar seus estudantes da EJA. “É bastante importante porque é só com esse tipo de avaliação que a gente consegue realmente mensurar, já que temos alunos em níveis variados. Então, saber em qual nível esse aluno está e qual ação que a gente pode tomar diante desses resultados é algo que nos ajuda muito”, reconhece.

O estudante do 9° ano, da Emef Juscelino Kubischek,  Diogo Souza, de 15 anos, explana que a prova foi fácil, pois estava formada por assuntos que ele prende no dia a dia. “Eu achei tranquilo, ela estava com perguntas que eu sabia responder, porque eu lembrei do que foi dito nas aulas. Algumas questões me deixaram com dúvidas, mas eu acredito que acertei a maioria”, conta.

A aluna Thainá Oliveira, 17, do 9° ano, também avalia a prova positivamente. “Eu achei as questões fáceis, já que perguntou coisas que eu já aprendi. A pessoa que entregou as questões explicou que ela serve para saber se estamos indo bem, então, eu acho que terei um resultado bom. Quase tudo que eu vi na avaliação eu já tinha estudado no dia a dia, é por isso que eu achei tranquilo”, explica.