Projeto Verão 2024: Emsurb garante organização do comércio ambulante

Serviços Urbanos
01/03/2024 14h10

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) concluiu o procedimento de montagem das estruturas dos 176 pontos fixos, disponibilizados para o comércio ambulante durante o Projeto Verão 2024, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, que começa nesta sexta-feira, 1º, e segue até domingo, 3, na Orla da Atalaia. Seguindo o planejamento elaborado e executado pela Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), os espaços estão distribuídos na região da Praia da Cinelândia, ao longo do estacionamento, calçadão e faixa de areia, de modo que a instalação das estruturas não prejudiquem a circulação do público, bem como a visibilidade do palco.

“Existe, por parte da administração municipal, a preocupação e o cuidado com os trabalhadores ambulantes. Por essa razão, intensificaremos o monitoramento dos espaços demarcados para que os sorteados não sejam prejudicados em suas vendas e que obtenham um retorno financeiro satisfatório em mais uma edição do Projeto Verão”, ressaltou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

De acordo com o diretor de Orlas Parques, José Olino, serão disponibilizados 50 profissionais, que atuarão no três dias de festa, divididos em turnos. “As atividades acontecem ao longo do dia, assim como no horário dos shows. Além de proporcionar o ordenamento da atividade ambulante nos pontos definidos, o trabalho dos fiscais será orientar e impedir a entrada de bebidas em recipientes de vidros, sejam elas alcoólicas ou não, no circuito do evento", explicou o gestor.

E em cada um dos pontos demarcados para venda, o serviço de fiscalização e orientação realizado pelas equipes da empresa municipal é recebido com satisfação pelos comerciantes contemplados. Com a barraca de drinques já arrumada na área delimitada pela Emsurb, Meire Jesus reconheceu a importância do trabalho. “A fiscalização auxilia o comerciante, assim como eu, a vender seus produtos de forma correta e justa. Por isso, estou bastante confiante que as vendas serão muito boas nesta edição do Projeto”, disse a vendedora, que tem essa atividade como principal fonte de renda há 24 anos.

A jovem Natália Santos também elogiou a maneira como a Prefeitura conduziu a disposição do comércio ambulante na área do evento. "Todo o processo foi muito organizado e claro, desde a etapa de inscrição até a instalação das nossas estruturas aqui na Orla. A administração está de parabéns. Agora é só aguardar o começo da festa para vender muito”, afirmou a comerciante que participa pela primeira vez do Projeto Verão na categoria “diversos”.

“O Projeto Verão é um evento que atrai um bom público. Então, a oportunidade de ter bom lucro é garantido, mas quando se tem organização fica ainda mais fácil da gente trabalhar”, destacou o vendedor ambulante, José Roberto Sobral, que comercializará bebidas em isopor na faixa de areia.