Projeto Verão 2024: Prefeitura realiza blitz ambiental no primeiro dia do evento

Serviços Urbanos
01/03/2024 19h00

Além da vasta programação esportiva e cultural, a edição do Projeto Verão 2024, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, contou nesta sexta-feira, 1º, com mais uma ação de conscientização ambiental promovida pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Com panfletos educativos e distribuição de lixeiras ecológicas para uso nos veículos, o grupo esclareceu ao público temas que envolvem a destinação correta dos resíduos, bem como alternativas para manter a região litorânea mais limpa.

A atividade se concentrou na praia da Cinelândia, onde acontece até o próximo domingo diversas atividades. Os 22 agentes aprendizes e educadores da empresa municipal levaram as orientações também para os comerciantes na faixa de areia e na Arena Esportiva.

Para o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, Aracaju é uma capital amplamente turística que possui uma estação repleta de praias lotadas, com visitantes e turistas. "É nítido que o fluxo aumenta, afinal o Projeto faz referência à estação mais quente do ano. Por isso, é necessário que, como órgão público, possamos cumprir nosso papel de conscientizar a sociedade sobre manter a cidade limpa," pontuou.

Alex Santos Silva, que trabalha há pouco tempo na praia da Orla, já compreende a importância de manter o espaço limpo. "Acho interessante a iniciativa de incentivar a limpeza não apenas entre os banhistas, mas também entre os comerciantes locais. Já visualizei vários pontos, como o da entrega voluntária, e penso que estamos caminhando para um mundo mais sustentável. Os banhistas também frequentam a praia, afinal, ninguém gosta de uma praia suja," pontuou.

Já Carla Daniela é ambulante e trabalha há anos com a comercialização de bebidas. Ela recebeu orientações da equipe de educação ambiental e destacou sua opinião sobre a relevância da praia limpa durante o evento. "Iniciativas mexem com todos. Rompemos nossos hábitos ruins e, graças aos jovens, repensamos a forma como descartamos até o lixo dos objetos já comercializados nos eventos de grande porte, como o Projeto Verão," opinou.