Projeto Verão 2024: Camarote da Acessibilidade atrai sergipanos e turistas

Assistência Social e Cidadania
02/03/2024 00h00

Garantir a inclusão social para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é um dos principais objetivos da Prefeitura de Aracaju, com a oferta do Camarote da Acessibilidade nos eventos. No Projeto Verão 2024, evento realizado em parceria com o Governo de Sergipe, o grande diferencial do espaço exclusivo, gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, é a possibilidade de uma visibilidade privilegiada por parte dos usuários, afinal, o Camarote está a 50 metros do palco principal.

Com capacidade para 80 pessoas, sendo 40 pessoas com deficiência (PcDs) e 40 acompanhantes, o espaço é adaptado às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e oferece segurança, conforto e comodidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Para que as pessoas possam chegar ao Camarote com segurança, foi feita a compactação do solo em um trecho de 150 m da areia da praia, da ponte de madeira da Praia da Cinelândia até a entrada do espaço.

"Desde o Réveillon temos pensado e trabalhado junto a todos os responsáveis pela estrutura do Projeto Verão para que o Camarote esteja cada vez mais dentro da festa, fazendo com que as pessoas com deficiência estejam, de fato, incluídas no evento. Estamos a 50 metros do palco, proporcionando uma visibilidade privilegiada para as pessoas com deficiência. É um espaço que oferece conforto, comodidade e segurança para todas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que acessam o Projeto Verão 2024", afirma a secretária da Assistência Social, Simone Santana Passos.

A funcionária pública, Ilma Regina, acompanhou o esposo, Rosenilton Vieira Santos, que possui deficiência auditiva. Sergipanos, eles já tinham acessado o Camarote da Acessibilidade e elogiaram a mudança de local.

“Eu achei muito legal, muito interessante, principalmente porque houve a preocupação, realmente, em oferecer uma estrutura boa para as pessoas que não têm essa mobilidade para estar junto ao palco. E assim, tanto a estrutura, quanto às pessoas, estão trabalhando aqui no Camarote, prestando todo o apoio, e tudo que é necessário para que as pessoas se sintam bem. Ofereceram água, eu achei interessante, pois não sabia que tinha isso aqui, muito organizado. Outra coisa que eu achei muito legal é que fica de frente para o palco, e eu me lembro que alguns anos atrás, não me lembro quantos anos, minha filha precisou e acabou que nós não fomos porque o local era afastado do palco, mas esse ano está muito organizado, de verdade. Houve a preocupação da Prefeitura em incluir, fazendo com que as pessoas realmente participassem, e não só trazendo o espaço pra dizer que tem, a iniciativa foi perfeita, parabéns", afirmou.

A professora Luciene Santos é turista de Arembepe (BA). Deficiente física, acessou o Camarote da Acessibilidade ao lado do esposo, Agamenon de Oliveira Filho. Para eles, participar do Projeto Verão, com acessibilidade, foi um privilégio. "É uma satisfação estar aqui no Camarote e verificar o cuidado que a Prefeitura e o Estado tem com as pessoas que são especiais, como eu, deficiente físico. Esse carinho se tem, é diferenciado. Eu tô muito feliz de estar aqui neste momento e poder aproveitar esse espaço maravilhoso! Gostaria de agradecer a todos os envolvidos que nos permitiram estar aqui", pontua, Luciene.

"É um espaço muito aconchegante, as pessoas muito simpáticas, a Prefeitura e o Estado estão de parabéns por esse acolhimento, que é necessário, e justamente por isso nós estaremos aqui em outros eventos. Porque a gente acha importante fazer parte desse conjunto da acessibilidade, e que as pessoas venham e compareçam, para marcar presença aqui nesse evento tão acolhedor", completou o professor de física, Agamenon de Oliveira.

De Brasília, a servidora pública aposentada Lucimar Machado havia acabado de chegar em Aracaju quando teve conhecimento do evento que ocorria na Orla da Atalaia, e ao descobrir a existência de espaço exclusivo para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida ficou encantada. “Eu não sabia que tinha esse espaço [Camarote da Acessibilidade], eu estou adorando porque está sendo tudo de bom, nós não esperávamos encontrar essa festa e o espaço está excelente", conta.

Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação.