Edvaldo abre a 1ª noite do Projeto Verão: "é a festa da pluralidade, a festa de todos"

Agência Aracaju de Notícias
02/03/2024 03h20

Sergipanos e turistas lotaram as areias da praia da Atalaia, no espaço destinado aos shows nesta primeira noite do Projeto Verão 2024. A abertura aconteceu nesta sexta-feira, 1º de março, com o show dos artistas Winnie Souza, Gut e Morgana, o trio que foi revelação no programa The Voice Brasil. Uma das maiores festas do calendário festivo da capital, promovida pela Prefeitura de Aracaju e pelo Governo do Estado, o Projeto Verão atraiu na sua primeira noite um grande público composto por diversas gerações.

Ao acompanhar a primeira noite de shows, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou a necessidade de se valorizar os artistas de Sergipe. “Aliás acho que essa distinção nós deveríamos deixar de fazer. Os artistas sergipanos são tão talentosos quanto os nacionais. Então temos dessa vez mais atrações sergipanas, músicos extraordinários, que junto com os artistas nacionais fazem esse mix que é muito importante para nós”, disse.

Edvaldo lembrou também que o Projeto Verão teve início em 2004, quando Marcelo Déda era o prefeito e ele o vice. “Até hoje temos essa festa que mistura ritmos e sons, combina gostos diferentes. Aqui é o momento em que a pluralidade vem à tona. A gente tem várias tribos, vários gostos, várias pessoas, várias idades, então essa é a grande beleza do Projeto Verão. É uma felicidade ter milhares de pessoas para assistir bandas importantes, artistas mais novos, tendências musicais recentes, Isso faz o Projeto Verão der um maravilhoso caleidoscópio de cultura e de arte. Esse é o meu último Projeto Verão, mas com gosto de quero mais. É o último da minha gestão, mas ele vai continuar por muitos e muitos anos”, declarou.

O governador Fábio Mitidieri também esteve presente à abertura do evento, e ressaltou que pela grande presença do público, esta edição será memorável. Ele também falou sobre a importância de colocar o artista sergipano em evidência. “É importante também valorizar o artista local, cujas apresentações tem que haver em todos os eventos do estado e da prefeitura. Essa parceria que a gente tem, tanto eu quanto o prefeito Edvaldo, está sempre colocando os artistas sergipanos em destaque, mostrando que nós temos muitos talentos que merecem toda a promoção”, afirmou.

Ele também falou sobre a grandiosidade deste evento, que acaba girando a economia local. “A alegria é o movimento da economia, a gente gera emprego, gera renda, aqui tem muita gente trabalhando hoje, muita gente que está tirando o seu sustento. Os hotéis, bares e restaurantes estão lotados, os ambulantes aqui também estão vendendo, muitas pessoas hoje vão poder dormir um pouco mais felizes com a sua renda, graças a um evento importante como esse. Quando você investe no turismo, você investe na cultura, na geração de emprego e renda de uma forma mais imediata”, disse.

Programação musical

O Projeto Verão é marcado pela diversidade de ritmos, cultura e autenticidade das atrações musicais. A programação teve início nesta sexta-feira, 1º de março, com os shows dos artistas sergipanos Winnie Souza, Gut e Morgana, revelações do programa The Voice Brasil. Em seguida vieram os shows de Luedji Luna, Barão Vermelho, Marcelo Falcão e Reação, encerrando as apresentações da noite.

O grande público poderá assistir no sábado, 2, a partir das 20h, aos shows de Pedro Lua, Glória Groove, Emicida, Titãs e MC Pardal. Já no domingo, 3, a partir das 17h, aracajuanos e turistas se despedem do Projeto Verão com os shows de Sandyalê, Jorge Aragão, Pretinho da Serrinha, Paralamas do Sucesso e Baiana System.

O presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, destacou a variedade de atrações musicais, além de atividades culturais e esportivas desta edição do Projeto Verão. Segundo ele, esse projeto tem se notabilizado pela sua expansão, pois iniciou como espetáculos na beira da praia, e hoje se consolida com grandes shows no palco principal, “com uma programação enriquecida como a desse ano, que alcançou um consenso da sociedade com o melhor da música brasileira e sergipana”.

Ele destacou que “o Projeto Verão hoje é também a arena criativa que se expande a cada ano, incorporando novas linguagens culturais, as culturas da periferia, com uma programação vasta para crianças com brinquedoteca, com oficina de circo e muito mais. Também ampliando as atividades esportivas aqui na areia da praia com uma previsão de dois mil atletas por dia. E neste ano ainda trazendo uma outra novidade, que é o Viradão do Forró na Orla Pôr do Sol, que é um desejo antigo da classe dos forrozeiros que a gente incorporou na festa”, afirmou.

A inclusão também foi uma grande preocupação da Prefeitura de Aracaju, que mais uma vez, colocou na estrutura do evento o Camarote da Acessibilidade. O espaço exclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida está instalado em um local privilegiado, bem próximo ao palco principal, e com capacidade para 80 pessoas, sendo 40 pessoas com deficiência (PcDs) e 40 acompanhantes. A secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana Passos, destacou que desde a festa do réveillon 2024, o espaço avançou e agora está a 50 metros do palco. “Foi uma experiência muito boa esse avanço, porque a gente conseguiu levar maior inclusão para as pessoas com deficiência, que no camarote passam a ter uma visão privilegiada do evento. A gente ressalta apenas que os cadeirantes fiquem atentos para que o acesso deles seja feito pela passarela de madeira e não pela frente do palco, porque quando chega no momento do evento ele não tem como transitar”, disse a secretária. Ela lembrou ainda que o local dispõe de profissionais capacitados, e que as pessoas com deficiência precisam levar suas carteirinhas para que sejam identificadas com mais facilidade.