Projeto Verão 2024: edição histórica teve organização de excelência e valorização da cultura local

Agência Aracaju de Notícias
04/03/2024 15h00

Durante três dias de uma programação robusta, com atividades que abrangeram desde oficinas à competições esportivas, além de grandes shows de artistas de renome nacional e locais, o Projeto Verão 2024, festival realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo do Estado, atraiu uma verdadeira multidão para a Orla da Atalaia. Em uma edição histórica, o evento foi marcado também por um planejamento e organização de referência, com as condições ideais para que aracajuanos e turistas pudessem aproveitar o evento com animação e tranquilidade.

O sucesso da festa está ligada diretamente à execução de um planejamento que assegura a prestação de serviços fundamentais, sejam os ligados à segurança ou mesmo limpeza pública, saúde e assistência social.  A tranquilidade foi possibilitada pela atuação de aproximadamente 250 guardiões, ligados à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que foram empregados diariamente, em atuação conjunta com a Polícia Militar, no perímetro da festa, com patrulhas itinerantes, elevados de observação e viaturas dispostas, de forma estratégica, na faixa de areia próxima aos palcos, além do uso do videomonitoramento com câmeras fixas, com tecnologia de reconhecimento facial, e drones.

“Projeto Verão 2024, mais uma vez, sucesso de segurança. A integração entre Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado possibilitou que todos viessem curtir o Projeto Verão com total segurança, desde os acessos à festa, no deslocamento até a área onde ocorreu a programação. Todos os órgãos desempenharam suas funções, em áreas bem definidas. Foram três dias de festas sem intercorrências. As estratégias empregadas otimizaram forças para garantir a segurança dos foliões. Com a implementação de recursos tecnológicos, toda a área foi monitorada pelas equipes da Guarda Municipal, Polícia Civil, Secretaria de Justiça e Polícia Militar. A partir das câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, foram realizadas três prisões em flagrante, de pessoas que estavam com pendências judiciais. Trabalho realizado com grande sucesso e efetividade pelas equipes que atuaram de maneira integrada na festa”, avalia o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.

Ações voltadas à limpeza pública e organização dos espaços foram promovidas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O bom aspecto dos ambientes foi fundamental para o bem estar de quem circulou por lá e só foi possível pela  atuação de 165 agentes, nos três dias de evento. A pasta também colocou à disposição do público 120 contentores de lixo comum, fixados em formato de ilhas e distribuídos em locais estratégicos. Cerca de 20 toneladas de resíduos foram recolhidas.

As pessoas que, porventura, sentiram mal estar, puderam contar com um posto médico montado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No espaço foram  ofertados serviços de baixa e média complexidade, sutura de pequenas lesões e, em casos mais graves, os pacientes eram estabilizados e regulados aos hospitais municipais que serviram como retaguarda. No total, 85 atendimentos foram realizados. Com o intuito de reforçar a prevenção durante o festival, a SMS distribuiu 21.600 camisinhas masculinas, 1.500 femininas, e 9.600 géis lubrificantes, totalizando 32.700 insumos de prevenção.

A preservação dos direitos humanos de todos que foram se divertir na festa também recebeu atenção da administração municipal, a partir da Secretaria Municipal da Assistência Social, que atuou com equipes do Serviço de Média Complexidade da Proteção Social Especial, através do Serviço Especializado em Abordagem Social, que buscou identificar todas as violações e fazer os encaminhamentos necessários junto à rede de proteção. De sexta-feira, 1°, até este domingo, 3, as equipes realizaram 23 notificações, em sua maioria de situações de exploração de trabalho infantil e/ou negligência.  

A qualidade na execução de todos esses serviços criou as condições para que os shows e demais atividades pudessem ser aproveitados sem maiores intercorrências e preocupações por parte dos aracajuanos e turistas. Nos palcos principais passaram 17 atrações musicais, entre sergipanas e nacionais, nomes como Reação, MC Pardal, SandyAlê, Glória Groove, Emicida, Titãs, Luedji Luna, Barão Vermelho, Marcelo Falcão, Paralamas do Sucesso e BaianaSystem (com participação de Anne Carol), artistas com trabalhos consolidados, qualidade musical reconhecida nacionalmente e representantes dos mais diversos ritmos e estilos.

Assim como nos anos anteriores, esta edição contou também com a Arena Criativa, com três tendas, a Multucultural, a Kids e de Games, que ofereceu durante os três dias opções de lazer tais quais oficinas de dança, mostras musicais, batalhas de rimas, poesias e break, rodas de leitura, brinquedoteca e parque inflável, além de campeonatos de jogos eletrônicos, dando, além de entretenimento, vazão às várias linguagens da cultura sergipana. Outro atrativo da edição 2024 foi o Viradão do Forró, que aconteceu na Orla Pôr do Sol e apresentou 10 talentosos grupos locais deste ritmo tão amado no estado.

A promoção do bem estar, através das atividades físicas foi mais um ponto de destaque do evento, com uma Arena Esportiva que acolheu a prática de modalidades como  Vôlei de Praia, Beach Tênis, Hand Beach, Futevôlei, Funcional, Beach Soccer, Futmesa, Dança, Skate, Capoeira, Lutas e Patinação.

A soma da organização na prestação de serviços fundamentais a apresentações artísticas ricas, diversificadas e de qualidade, e ainda o incentivo às práticas esportivas, fez da edição de 2024 um momento para ficar guardado na memória, um exemplo de sucesso.