Projeto Verão 2024: cerca de 20 toneladas de resíduos são recolhidas após encerramento da festa

Serviços Urbanos
04/03/2024 15h30

O Projeto Verão 2024 chegou ao fim e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), contabiliza mais uma edição exitosa no tocante aos serviços que envolvem a limpeza das áreas públicas. Desta forma, com a conclusão dos trabalhos na manhã desta segunda-feira, 4, a empresa registrou um saldo de cerca de 20 toneladas de resíduos recolhidos nos três dias do evento promovido em parceria com o Governo de Sergipe.

Durante a ação de higienização colocada em prática ainda nas primeiras horas, os agentes efetuaram uma grande mobilização voltada à remoção do lixo e lavagem dos banheiros químicos e espaços públicos do evento, incluindo trechos da avenida Santos Dumont. Para o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, o quantitativo está dentro do esperado de acordo com o planejamento operacional estabelecido para essa festividade.

“Em virtude do nosso planejamento anual para as festas, que já fazem parte do calendário de eventos da capital, conseguimos um resultado positivo. Para isso, elaboramos um esquema diferenciado, principalmente no que diz respeito ao tempo resposta em todas as operações de limpeza, onde 170 agentes atuaram antes, durante e após o encerramento dos shows. O objetivo era entregar os espaços da região litorânea limpos e prontos para o lazer nas duas Orlas: a da Atalaia e Pôr do Sol. Assim, o Projeto Verão cumpriu mais uma vez o seu propósito de levar cultura, esporte e entretenimento à população e aos turistas nessa festa grandiosa que já se consolidou na estação do verão”, enfatizou o presidente.

A Emsurb também colocou à disposição do público 120 contentores de lixo comum alocados em locais estratégicos. Junto a isso, dois Pontos de Entrega Voluntária (PEV's) estiveram postos para o estímulo à coleta seletiva, além da parceria com a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), que proporcionou renda extra aos catadores a partir da venda direta dos resíduos recicláveis durante os três dias de festa.

Sobre essa parceria, Bruno pontuou resultados igualmente positivos ao final de mais uma edição do evento. “Essa é a terceira vez que firmamos essa parceria com a Care e a cada festa percebemos uma adesão maior dos catadores. Desta vez, aproximadamente 2 toneladas de resíduos recicláveis foram recolhidos. Esse é o intuito da Prefeitura em fomentar a sustentabilidade aliada a geração de emprego e renda para todos que trabalham no setor”, reitera o presidente.

Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura.