Com plataformas digitais, Prefeitura aumenta economia e eficiência na oferta de serviços

Agência Aracaju de Notícias
30/04/2024 10h03

Muitos dos serviços públicos da capital sergipana que antes só podiam ser solicitados de maneira presencial, atualmente, com a tecnologia empregada pela Prefeitura de Aracaju, estão sendo demandados de maneira completamente virtual, pelo computador ou celular. Através do portal Ajuinteligente, uma gama de opções de serviços, em todas as áreas da administração pública, podem ser acessados facilmente pelos aracajuanos, bastando apenas acessar o site ajuinteligente.aracaju.se.gov.br. Os serviços da plataforma podem ser solicitados a qualquer hora do dia, pois o acesso à ferramenta é remoto.

Para Michele Lemos, secretária municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, tornar esses processos mais fáceis por meio da tecnologia foi um grande salto de qualidade da gestão municipal, no que se refere à eficiência. "A virtualização dos serviços, através das nossas plataformas digitais, foi um grande marco na modernização da Prefeitura de Aracaju. Com essa evolução, pudemos dar mais celeridade e segurança aos processos internos de trabalho, evitando o extravio de documentos e garantindo agilidade e transparência nos serviços prestados ao cidadão aracajuano", disse.

O Ajuinteligente foi implantado em 2020, durante a pandemia da Covid-19, e uma segunda versão melhorada foi lançada em 2021. De lá para cá, o portal passou por algumas atualizações, estando hoje bastante intuitivo para o cidadão. De acordo com o coordenador geral de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplog), Cláudio Luiz da Silva, há centenas de serviços que o cidadão pode acessar através da plataforma.

“Para fazer essas solicitações, antigamente, as pessoas tinham que ir ao órgão específico registrar o seu pedido. E como não existia um padrão, a depender do servidor que atendia, o encaminhamento poderia ser mais ou menos eficiente. O Ajuinteligente deu um salto nessa relação com o cidadão no sentido de que o atendimento passa a ser único e padronizado”, afirmou.

O próprio portal detecta quais são os serviços que estão sendo mais utilizados, deixando-os mais visíveis na primeira página, como explica o gerente de projetos da Seplog, Deivid da Gama Cardoso. “Alguns serviços têm uma certa sazonalidade. Por exemplo, no início do ano, as pessoas começam a procurar bastante por IPTU. Em outras épocas do ano há uma demanda maior por outros serviços. Então, à medida que essa procura vai aumentando, o próprio site se adequa e deixa essas funcionalidades mais visíveis na página principal”, explicou.

Economia e eficiência

Atualmente, mais de 90% dos serviços municipais são solicitados pelo Ajuinteligente, fazendo com que o cidadão não precise mais se deslocar até o órgão público. O portal é integrado com outra plataforma digital, o 1Doc, que além de promover mais economia, como na redução de papeis impressos, aumenta a eficiência dos processos internos dentro da Prefeitura.

“Todos os serviços têm uma destinação interna na Prefeitura, e eles são tratados de acordo com o órgão de destino. Quando o serviço é registrado no Ajuinteligente, ele acaba indo para algum setor via o 1Doc, e daí começa toda a tramitação”, afirmou o coordenador geral de TI, Cláudio Luiz.

Outra vantagem, de acordo com o gerente de projetos Deivid Cardoso, é que a solicitação pode ser acompanhada pelo usuário. “Para toda movimentação que se tem dentro de um serviço, a regra majoritária é que o solicitante seja notificado. Ele recebe um protocolo, e a cada vez que a solicitação do cidadão for evoluindo na tramitação, ele recebe uma mensagem avisando”, disse.

Implementado em 2019, o 1Doc tem como principal pilar a tramitação dos processos internos da Prefeitura de Aracaju, sendo, a gestão municipal, uma das únicas do Brasil a contar com 100% das movimentações internas eletrônicas. Isso gera, por exemplo, uma grande economia de gastos com papel. Até o final de abril deste ano, a utilização da plataforma gerou 7.548.992 Documentos Oficiais, economizando cerca de 38.154.447 impressões.

“Antigamente, um processo interno chegava na mesa do servidor de maneira impressa, e para tramitar entre os setores, tinha que tirar mais cópias. E o problema não era apenas o custo de impressão de papeis, mas também a perda da eficiência operacional. Com o 1Doc, os processos ficam registrados e não são perdidos. Para a gestão é fundamental porque, para além da economia, tem a celeridade e aumento da eficiência”, explica Cláudio Luiz.

Ele afirma também que todos os dados do Ajuinteligente e do 1Doc são armazenados nas nuvens, tanto em servidores próprios da Prefeitura, quanto em servidores privados, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados e com o máximo de segurança. “Nunca tivemos problemas de perda ou indisponibilidade de dados. Os documentos são públicos, têm transparência, são disponíveis a qualquer hora, e não podem ser fraudados”, disse.