Estudantes visitam ecoponto e participam de ação educativa

Serviços Urbanos
04/03/2024 16h30

Para os estudantes do 6° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, localizada no bairro Industrial, a manhã desta segunda-feira, 4, foi de aprendizado quanto às questões que envolvem o combate ao descarte irregular de resíduos e sobre a coleta de recicláveis.

Na ocasião, os  alunos visitaram a Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecoponto) do bairro Coroa do Meio, juntamente com os educadores ambientais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), onde puderam conhecer e aprender sobre as formas de descarte consciente através das ações implementadas pela Prefeitura de Aracaju.

As equipes ganharam a atenção dos estudantes, e apresentaram a importância da destinação correta de lixo, os impactos positivos gerados pela reciclagem e o que pode ser descartado nas unidades de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos,  bem como fizeram esclarecimentos a respeito dos serviços já prestados pela empresa, no tocante à sustentabilidade.

"O intuito é fomentar entre os jovens o cuidado e a importância do descarte adequado, mostrando assim, os benefícios gerados por meio de atitudes em favor do meio ambiente, como também transformar esse público em disseminadores das ações em prol da conservação da cidade, repassando bons hábitos com o meio em que vivem”,  esclarece o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes.

O gerente de limpeza da Emsurb, Lauro Maia, reitera que a proposta é levar a educação ambiental às escolas municipais. “Essa é a primeira ação do ano, e o objetivo é reforçar o compromisso com a preservação do meio ambiente e a formação de uma sociedade mais sustentável”, afirma.

A professora Fabiana Cristina, acompanhou a turma na atividade e relata que todos se mostraram bastante curiosos e atentos às novas descobertas. Ela conta que após essa visita, a escola dará continuidade em forma de práticas educativas no dia a dia da instituição. “A visita foi bem didática e produtiva, os alunos interagiram bastante e puderam conhecer mais sobre o tema, com informações válidas e de fácil entendimento. Logo após a atividade, iremos reforçar o aprendizado com um projeto lúdico educacional, além de trazer outras turmas para viver essa experiência”, finaliza.