Prefeito participa de ato para autorização dos estudos de viabilidade da nova ponte Aracaju-Barra

Agência Aracaju de Notícias
04/03/2024 19h32

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, ao lado do governador Fábio Mitidieri, na tarde desta segunda-feira, 4, do ato para autorização dos estudos de viabilidade técnica para a construção de uma nova ponte ligando Aracaju ao município da Barra dos Coqueiros. De iniciativa do Governo do Estado, a obra terá como finalidade ampliar a mobilidade urbana nos dois municípios, através da nova via de interligação. O estudo de viabilidade técnica, autorizado nesta segunda, é a primeira etapa para concretização do projeto. Esta fase inclui, ainda, a elaboração de anteprojetos de engenharia, de estudos e relatórios de impacto ambiental. 


Ao acompanhar o ato, o prefeito destacou a grande relevância da obra para os dois municípios. “Este é um momento muito importante, sobretudo para o desenvolvimento e a integração das duas cidades. A capital já possui uma ponte de ligação com a Barra dos Coqueiros, mas precisamos de outra, tendo em vista o crescimento das duas cidades. Era necessário encontrar possibilidades que ampliassem a mobilidade urbana entre Aracaju e a Barra, como o Governo do Estado está fazendo. Então, temos que comemorar essa primeira etapa deliberada pelo governador Fábio Mitidieri, pois as cidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros serão extremamente beneficiadas com uma obra que trará desenvolvimento econômico e urbanístico para ambas”, afirmou.

O governador Fábio Mitidieri disse que a assinatura da ordem de serviço é um passo importante na concretização da ponte Aracaju-Barra. “Essa primeira etapa demanda cerca de um ano e meio. A partir daí, poderemos licitar a obra. Então, estamos dando o pontapé inicial para a nossa tão sonhada ponte Aracaju-Barra. Nós precisamos de uma nova ponte, pois a Barra vem crescendo muito, Aracaju também se expandiu, então é uma obra necessária, que vai trazer desenvolvimento, vai gerar mais oportunidades, vai melhorar a mobilidade urbana e embelezar a nossa cidade”, afirmou. 

Os estudos serão conduzidos pelo Consórcio MPB Única e Beck, vencedor da concorrência nº 05/2023, que havia sido publicada no Diário Oficial do Estado em julho de 2023. Com um investimento de R$ 8,5 milhões, o consórcio deverá conduzir os estudos necessários dentro de um prazo de 420 dias.

“Esses estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, e posteriormente os estudos de impacto ambiental e o anteprojeto, são necessários para que a gente possa viabilizar a execução da obra. Além disso, eles também determinarão o ponto exato onde a ponte será executada, o estudo de tráfego e vários outros estudos que comprovarão a necessidade desta segunda ponte. Estamos assinando a ordem de serviço para que possamos avançar para segunda etapa, que é a licitação da execução da obra”, detalhou o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas.

Complexo Viário

Além da nova ponte interligando a capital sergipana a Barra dos Coqueiros, o Governo do Estado também construirá, em Aracaju, um novo complexo viário ligando os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio. O complexo engloba a construção de um viaduto, uma ponte estaiada sobre o rio Poxim e ciclovia, resultando em um investimento total de R$ 363.961.232,20.