Construção de praça no Jabotiana segue em ritmo acelerado e moradores aguardam ansiosos

Agência Aracaju de Notícias
06/03/2024 09h30

Moradores do bairro Jabotiana aguardam ansiosos a finalização das obras de urbanização da praça Antônio Newton Menezes Porto, que seguem em ritmo intenso. Atualmente, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), executa a implantação de postes de iluminação pública, regularização de canteiros, acabamentos da construção do posto policial, assentamento de pergolados e a pavimentação em concreto pigmentado. Já o parque infantil foi concluído.

Para concretizar a urbanização da praça Antônio Newton Menezes Porto, a Prefeitura está investindo um total de R$ 2.599.894,15, financiado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que assegura investimentos na ordem de R$ 300 milhões na capital.

A população que mora nas proximidades espera com ansiedade a entrega da obra, como é o caso da agente de limpeza Marlene Moreira Matos, que reside no local há mais de uma década. “Moro aqui há 15 anos, desde que meu condomínio foi inaugurado. Eu acredito que essa nova praça vai valorizar bastante o nosso bairro, vai ser muito bom. E para as crianças também, porque a gente, por enquanto, só tem área de lazer dentro dos condomínios. Então a praça vai ser ótima nesse sentido”, disse.

Com uma área de 17 mil m², a praça será dotada de passeios, bancos e mesas em concreto, parque infantil com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência, academias de ginástica ao ar-livre, paisagismo, pergolado, ampla área verde, iluminação em LED, acessibilidade e estacionamento.
O espaço de convivência terá área pet, destinada ao lazer de animais de estimação, novidade adotada recentemente pela gestão municipal, e uma área para food trucks, atividade econômica característica desta parte da cidade.

O aposentado Agnaldo Nascimento dos Santos, mora na localidade há um ano, e destaca os benefícios dessa nova área de lazer que será entregue à comunidade. “Vai trazer muitos benefícios, porque o local da praça estava um pouco abandonado, estava sujeito a uma série de problemas. Tudo que é novo e cresce é bom para todo mundo. No futuro, a praça vai beneficiar as pessoas que moram por aqui. Os moradores vão ter muitas opções. Apesar de em Aracaju tudo ser perto, a gente está um pouco distante para quem tem criança, então se não tiver opções de lazer no condomínio, não tem muita coisa. Eu acredito que o projeto da praça deve ter muita coisa importante tanto para os moradores locais, quanto para quem reside aqui perto também”, declarou.

Opinião semelhante tem a autônoma Sandra Santos de Jesus, que mora próximo ao local da praça há cerca de sete anos. “Vai ser excelente para as pessoas que querem descer dos seus apartamentos e tomar um ar livre. Acredito que teremos mais opções de fazer uma atividade física, e vai valorizar a nossa região. Tenho um filho de 15 anos e acho que vai ser bom, porque as crianças e os jovens vão poder ficar na praça e nós vamos poder observar de cima, e também acompanhar a atividade física deles, como pedalar de bicicleta”, afirmou.