Semed realiza formação tecnológica e discute ações pedagógicas para Educação Física

Educação
05/03/2024 18h25

Investindo na formação continuada dos professores e no diálogo entre os profissionais da rede com a administração, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou nesta terça-feira, 5, uma reunião com os professores de Educação Física. No encontro, além da formativa e apresentação das novas tecnologias em sala de aula, também foi discutido o trâmite de lei para efetivação dos Jogos Escolares Municipais (JEM) no calendário escolar de Aracaju e a entrega do manifesto dos docentes ao secretário municipal. 

A reunião, que ocorreu no próprio prédio da Semed, foi iniciada com a exposição e formação do uso dos displays interativos, que agora fazem parte dos equipamentos tecnológicos das escolas. O intuito foi mostrar aos professores como o uso da ferramenta pode auxiliá-los na maior interatividade e participação dos estudantes durante as aulas. Após isso, ocorreu a entrega do manifesto ao secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, que irá ler todo o conteúdo e proporcionar um novo diálogo para cumprimento das propostas possíveis durante a gestão do ano de 2024.

Com reflexão sobre a evolução dos resultados de aprendizagem a partir das práticas e ferramentas pedagógicas realizadas no ano de 2023, o secretário reforça que o ano presente será uma continuação de tudo que já vem sendo executado. Trazendo a discussão para o campo do ensino de Educação Física, o gestor afirma que a área é uma das mais importantes no tocante a aperfeiçoar e reforçar as metas pedagógicas para o ano letivo em questão. 

“Nós já temos uma ferramenta consolidada de atuação nos anos iniciais de ensino fundamental que consegue garantir altos percentuais de alfabetização, possibilitando que o aluno termine essa etapa devidamente alfabetizado. Portanto, o ano de 2024 segue na mesma direção, ampliando para os anos finais do ensino fundamental. Para isso, temos planejamentos e uma série de ações que incluem o ensino de Educação Física, como a avaliação diagnóstica e tantas outras estratégias. Mas, para que tudo isso seja efetivado, é preciso que os professores dêem significados nas escolas com o que será discutido nas horas de estudos e todas as capacitações tecnológicas que serão ofertadas durante o ano”, fala. 

“Eu acredito que os professores de Educação Física têm um potencial muito grande em fazer com que as nossas ações deem resultados ainda maiores, porque a relação com seus alunos aparenta ser mais profunda e próxima e este é um dos motivos para que a gente trabalhe em função de encontrar formas de dar mais visibilidade e empoderamento a eles. Para isso, um dos passos será a leitura e a análise de tudo que está escrito no manifesto”, afirma o secretário. 

Presente na reunião, o gestor da Coordenadoria de Educação Física e Esporte da Semed (Coefesp), José Robson dos Santos, explicou as pautas discutidas durante a tarde. "Esta reunião foi marcada para tratar de três pontos específicos: a entrega do manifesto, que é um documento construído no seminário de Educação Física e é entregue ao secretário; um outro documento que é sobre os Jogos Escolares Municipais, o JEM, que é um assunto de política do governo que, a partir de uma lei, esses jogos serão efetivados no calendário escolar da rede; e a formação dos professores de Educação Física sobre as novas tecnologias que foram implementadas dentro da sala de aula. Portanto, é um momento de diálogo, apresentação de propostas, estratégias e avaliação do que cerca o ensino da Educação Física nas escolas. No momento, nós também aproveitamos para ressaltar que o aperfeiçoamento das medidas e ferramentas do ensino de Educação Física nas escolas é preciso que os professores construam um planejamento e nos entregue uma proposta concreta, para, então, trabalharmos em cima dela”, diz Robson. 

O professor de Educação Física da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macêdo, Ivanilson Borges, entregou o manifesto ao secretário com os anseios dos profissionais da área. 

“O manifesto traz questões, pedidos e reivindicações que ajudem a melhorar a qualidade da educação no que diz respeito à Educação Física, que é a nossa área. Nós entregamos esse conteúdo para que ele seja analisado e, após ações, sejam supridas as necessidades da melhor forma possível, conforme, é claro, a possibilidade que existe na secretaria municipal. No que diz respeito aos displays interativos, ele vai colaborar com a gente no sentido de poder melhor mostrar os conteúdos que são apresentados dentro da nossa disciplina. Com ele, a gente vai conseguir fazer com que esse aluno possa se transportar para o mundo virtual, gerando uma interação tecnológica em que os alunos vão poder visualizar como as aulas e as atividades poderão acontecer na prática”, aponta.

A professora da Emef Oviêdo Teixeira, Denise Azevedo, reflete sobre o manifesto e ressalta a importância de uma lei para os jogos escolares, pois, para ela, a decisão será uma forma de resistência. 

“O secretário sempre demonstrou ser aberto a esses momentos, recebendo e acolhendo muito bem as solicitações. Mas, como ele mesmo colocou, nem sempre o deferimento e a ratificação são da competência dele. Portanto, nós entregamos esse documento sabendo que ele vai estudar e analisar para que, dentro do possível, algumas coisas possam ser consideradas e implementadas”, expressa. 

Sobre a lei para efetivação dos jogos, a professora reconhece como importante "porque os jogos são uma estratégia da escola para fazer com que os estudantes tenham mais interesse na educação". "Portanto, é de extrema importância que ele se torne uma lei, evitando que, em caso de algum período político que não valorize o esporte, ele permaneça. Além do mais, os jogos proporcionam que os alunos vão para outros lugares, já que muitas vezes eles só ficam no reduto da escola e ir até as competições ampliam mesmo o olhar e traz mais experiências”, conclui a docente.