Aracaju 169 anos: Emsurb inicia cadastro de ambulantes para programação artística

Serviços Urbanos
06/03/2024 16h17

“A programação divulgada pela Prefeitura de Aracaju está muito boa, com isso a expectativa é de grande público. Quem for contemplado no sorteio terá uma excelente oportunidade de vendas. Por esta razão, vim garantir o meu cadastro”, disse a vendedora de lanches e bebidas, Luci Santos, moradora do bairro Santa Maria. Ela foi a primeira a efetuar a inscrição, na categoria “tower”, no processo de cadastramento realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e iniciado nesta quarta-feira, 6, para a oferta de espaço público aos interessados em comercializar na praça de eventos Hilton Lopes, situada nos mercados centrais, durante as comemorações do 169º aniversário da capital.

De acordo com o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, a iniciativa da administração municipal busca gerar oportunidades de renda para os ambulantes. “Mas, para que seja mantida a ordem durante as apresentações musicais, é preciso que os comerciantes contemplados sigam atentamente às instruções divulgadas no Edital de Chamada nº 002/2024”, reforça o presidente.

Para este ano estão sendo ofertadas 121 vagas fixas, distribuídas para cinco diferentes segmentos, e limite de até uma atividade comercial por interessado. São eles: isopor (58 vagas), alimentos e bebidas/diversos (26 vagas), drinks/Capetas (25 vagas), tower (6 vagas) e food truck (6 vagas).

“Vale destacar que não há cobrança para realização do cadastro, o qual acontece até esta sexta-feira, 8, na sede da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), no Parque da Sementeira, das 8h às 12h e das 14h às 17h”, frisou o diretor, Bira Rabelo.

Há dez anos comercializando em eventos, a senhora Irene Rodrigues sempre se inscreve para concorrer a uma vaga disponibilizada pela empresa municipal no tocante ao comércio ambulante, tendo inclusive participado em 2023 das comemorações do aniversário da cidade. Para ela, a festa é sinônimo de boas vendas. “Para quem trabalha com bebidas não há o que reclamar, o resultado é sempre satisfatório. Agora é torcer para que meu nome seja sorteado”, disse ela.

Assim como Marlene e Irene, o aposentado Vicente da Silva também garantiu seu cadastro para comercializar no segmento bebidas em isopor. “É a primeira vez que vou tentar uma vaga nesta comemoração. Espero ser contemplado durante o sorteio da Emsurb, pois é uma oportunidade de garantir uma renda extra para minha família”, contou ele, em posse dos documentos necessários para iniciar o processo de inscrição.

Inscrição

No momento do cadastro, os interessados devem apresentar originais e cópias de um documento de identificação com foto, CPF, além de um comprovante de residência válido, em nome do candidato e referente ao município de Aracaju. Além disso, ambulantes que manipulam ou vendem produtos de gênero alimentício devem estar munidos do Certificado do Curso de Manipulação de Alimentos emitido por instituições oficiais. Para as atividades de towner e food truck é necessário apresentação do documento do veículo.

"O sorteio eletrônico, que será aberto ao público, está previsto para acontecer a partir das 09h da manhã da terça-feira, 12 de março, na Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento, na Sementeira", lembrou o diretor, Bira Rabelo.