Secretário da Educação apresenta dados da Matrícula 2024 na Câmara Municipal

Educação
06/03/2024 17h28

Na manhã desta quarta-feira, 6, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, esteve na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para discorrer sobre os dados da matrícula online 2024. Na ocasião, o gestor explanou acerca de todas as ações que estão sendo tomadas para ampliar o número de vagas nas unidades de ensino da rede municipal. A presença do gestor na CMA foi fruto de um convite da Comissão de Educação.

Durante a apresentação, o secretário elencou as ações tomadas pela Educação do município desde 2023, como a implementação permanente da Central de Matrícula, a criação do Cadastro para Vaga Escolar, a gestão baseada em dados, o aumento dos estudantes da educação especial, além da reforma e ampliação de 14 escolas simultaneamente, aumentando a oferta de vagas.

A partir de questões colocadas pelos vereadores, o secretário explicou detalhes acerca do planejamento da Semed e dos esforços que vêm sendo feitos para a oferta de um número maior de vagas para a população.

"Com muita alegria, estive aqui na Câmara para apresentar esses dados e o planejamento da Secretaria Municipal da Educação que se diz respeito, especificamente, à matrícula. Hoje, por exemplo, existe um clamor popular pela ampliação da Educação Infantil na capital, e já estamos trabalhando para isto. Vejo de forma bastante positiva o interesse dos vereadores pela temática da expansão deste serviço e da estruturação da nossa rede. Foi uma sessão bastante produtiva", destaca Ricardo Abreu.

Ele enfatizou, ainda, a importância contínua da colaboração entre o poder público, a comunidade e os órgãos legislativos para garantir o sucesso contínuo das iniciativas educacionais. O secretário expressou, também, sua gratidão pela oportunidade de compartilhar os resultados positivos do processo de matrícula online e reafirmou o compromisso da Secretaria Municipal da Educação em promover uma educação de qualidade e acessível para todos os alunos da cidade.

"O Cadastro Para Vaga Escolar é hoje a ferramenta mais poderosa no planejamento de expansão de vagas da rede. A partir dos dados de uma demanda que se manifesta a partir de famílias e bairros, é que estamos criando as possibilidades de expansão. Temos a Central de Matrícula permanente e a Assessoria de Planejamento e de Infraestrutura. É com base nesses três setores que estamos em esforços para garantir uma educação pública de qualidade para o cidadão aracajuano", afirma o gestor.