Residencial Mangabeiras: Prefeitura promove curso de Agente de Limpeza e Conservação

Assistência Social e Cidadania
06/03/2024 17h40

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promove a segunda turma do curso de Agente de Limpeza e Conservação, uma ação de qualificação voltada para a comunidade do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, no bairro 17 de Março, realizada através do Projeto de Trabalho Social (PTS), o qual oferta cursos, oficinas e palestras aos moradores da região, em paralelo à construção de 1.320 unidades habitacionais que serão entregues às famílias que viviam naquela localidade em condições insalubres. 

O curso foi uma solicitação das famílias do empreendimento, através dos plantões sociais que são realizados no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mariana Martins Moura Souza, anexo ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria Diná, e tem como objetivo o desenvolvimento socioeconômico, um dos eixos do PTS. O curso possui uma carga horária de 60 horas e contou com a oferta de 20 vagas. As aulas foram iniciadas no último dia 5 e seguem até o próximo dia 23, uma iniciativa que materializa o exercício da cidadania e impulsiona a autonomia das famílias no que se refere à transformação socioeconômica desejada.

O PTS é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Pró-Moradia, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, pela Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda.

“Dentre os diversos cursos e oficinas realizados ao longo desses quase dois anos, iniciamos a segunda turma do curso de Agente de Limpeza e Conservação. Foram disponibilizadas 20 vagas. Nós sabemos que esse é um curso que tem grande absorção pelo mercado de trabalho. E além disso, os conhecimentos que serão adquiridos poderão ser utilizados de forma mais eficiente e segura também no ambiente familiar”, detalhou a responsável técnica do PTS, Patrícia Oliveira.