Prefeito Edvaldo participa da abertura do 26° Fórum Regional da Rede de Parcerias

Agência Aracaju de Notícias
07/03/2024 12h26

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na manhã desta quinta-feira, 7, da abertura do 26° Fórum de Fortalecimento Regional da Rede de Parcerias - Etapa Sergipe. O evento acontece na Universidade Tiradentes, campus Farolândia, e se estende até a próxima sexta-feira, 8. O Fórum é promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por intermédio da Diretoria de Transferências e Parcerias da União, e conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju e do Governo de Sergipe.

Durante a abertura, Edvaldo destacou a importância desse diálogo e fortalecimento com a Rede de Parcerias. "Este é um evento muito importante, sobretudo para o fortalecimento das gestões públicas. Os fóruns são mecanismos que possibilitam um maior diálogo entre os participantes. No caso deste evento, é uma iniciativa que permite uma conexão maior entre a Rede de Parcerias com os órgãos e instituições envolvidos, possibilitando parcerias mais frutíferas e com entregas mais rápidas dos resultados das políticas públicas", afirmou.

O governador Fábio Mitidieri lembrou que essa é a segunda vez que Sergipe sedia o Fórum Regional da Rede de Parcerias, e enfatizou que uma boa gestão se faz de maneira intercalada, através de qualificação e da intersetorialidade. "É dessa maneira que a gente constrói uma gestão moderna e atual. E quando a gente vem aqui discutir gestão, capacitação, intersetorialidade, como uma mão pode ajudar a outra para que a gente construa o Estado e o Brasil que quer. Esse tipo de assunto interessa ao Governo de Sergipe e a todo mundo que quer trabalhar de forma séria, competente e visando um mundo mais moderno. Que todos possam tirar o melhor deste Fórum, que possam acumular conhecimento, aprender e ensinar. E que, de forma conjunta, a gente possa sair daqui mais rico de saber, de conhecimento e de cultura", declarou.

A diretora de Transferência e Parcerias da União, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Regina Lemos, explicou que a Rede de Parcerias conecta os estados, os municípios e a sociedade civil junto à União, para que possam fazer boas entregas de políticas públicas. "O primeiro Fórum foi aqui em Sergipe, e agora a gente está retornando para mais uma edição. O Estado, junto com as associações municipalistas e com a sociedade civil, está a semana inteira fazendo reuniões e capacitações", disse.

Programação
Neste primeiro dia, após o credenciamento e a cerimônia de abertura, houve as assinaturas de adesões ao Obrasgov.br e à Rede de Parcerias. O público pôde ainda participar do Painel com o tema "Atuação em Rede para o sucesso das Transferências e Parcerias da União".

Pela tarde, a partir das 13h30, os participantes poderão assistir a mais três painéis, com os temas "Acesso às Políticas Públicas da Saúde"; "A importância da governança em Obras Públicas e retomada das obras paralisadas"; e "Acesso às Políticas de Assistência Social".

O segundo e último dia, 8 de março, também terá palestras sobre Governança e Gestão Pública na Administração Pública Estadual e Municipal; Acesso às Políticas Públicas da Saúde; Acesso às Políticas para Mulheres; e Emendas Parlamentares.

Fórum
Durante os dois dias, representantes de diversas esferas do governo estarão envolvidos na temática "Transferências de recursos e parcerias da União". Os debates irão proporcionar um maior diálogo e aproximação nas relações entre os parceiros da Rede, os Governos Federal, Estadual e Municipal, e entidades públicas e privadas que atuam com transferências de recursos e parcerias da União, a fim de fortalecer a governança e visando a melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas implementadas.

O Fórum é gratuito e aberto para gestores, servidores, colaboradores e membros de órgãos e entidades públicas e privadas. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, no site: se.gov.br/forumredeparcerias.

A Rede de Parcerias foi criada com o objetivo de desenvolver ações voltadas à melhoria da gestão das parcerias da União operacionalizadas no Transferegov.br e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no Obrasgov.br, além de promover e estimular ações de capacitação, comunicação e transparência.