Campanha "Mulheres de Ação" destaca o papel feminino na construção de uma cidade melhor

Agência Aracaju de Notícias
08/03/2024 10h20

Para o Dia das Mulheres, celebrado nesta sexta-feira, 8, a Prefeitura de Aracaju preparou uma campanha especial que está sendo veiculada nas redes sociais ao longo da semana, a “Mulheres de Ação”. A iniciativa tem a proposta de apresentar a história de mulheres da capital sergipana que atuam na linha de frente em diferentes funções, seja como guarda municipal, assistência social, merendeiras, margaridas e agentes de saúde.

A ideia é apresentar a história dessas servidoras do município, que representam milhares de outras histórias de superação, luta e dedicação diária, para oferecer à população o melhor atendimento, seja cuidando de crianças nas escolas, atuando em prol da saúde das famílias, da segurança da cidade, da limpeza e de outra série de ações.

Por mais que a rotina cotidiana invisibilize a presença dessas mulheres, quando a população busca por algum dispositivo público da capital, diariamente, cruza com essas profissionais, seja no transporte coletivo, nas ruas do Centro da capital, em alguma Unidade de Saúde da Família ou até mesmo na porta de suas casas. Entre os destaques da campanha, estão as histórias da merendeira da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, Alessandra Santiago, de 21 anos, e da assistente social da Prefeitura de Aracaju, Carla Vanessa Silva, de 44 anos,

“Eu entrei nesse trabalho através de uma amiga, que já trabalhava como merendeira. No próximo dia 13 de março completa um ano que estou trabalhando aqui e a experiência é ótima, eu tenho me aprofundado cada vez mais nos trabalhos da cozinha central e, diariamente, alimento dezenas de crianças aqui na escola”, relata Alessandra.

Todos os dias, de segunda a sexta-feira, a merendeira acorda às 5h da manhã, se prepara e às 5h30 já está no ponto de ônibus, de onde embarca do Mosqueiro até o bairro Atalaia, em Aracaju. Por volta das 6h30 ela está cruzando o portão da Emef Anísio Teixeira para, às 7h, começar a preparar a alimentação das crianças para ser servida às 9h.

“É ótimo trabalhar com as crianças. A gente acompanha elas comendo, e observa se elas estão gostando da comida que preparamos, e eu acho isso ótimo. Quando encerro os meus trabalhos por aqui, vou pra casa. Conciliar a rotina é bem cansativo, mas dá certo. Em casa, resolvo as coisas do dia a dia, eu e meu marido. Não temos filhos e essa foi minha primeira oportunidade de emprego, então eu tive que me agarrar, para construir meu futuro”, disse.

Alessandra, assim como muitas mulheres, mesmo diante das dificuldades, da rotina apertada e dividida entre cuidar da casa e trabalhar, ao mesmo tempo, tem seus sonhos e metas para o amanhã. Como iniciou no ramo alimentício a pouco tempo, ela ainda está decidindo se vai ou não se aprofundar na carreira, mas, revela que o sonho é de cursar Pedagogia, já que gosta de lidar com crianças e, por isso mesmo, trabalhar tão próximo delas torna a experiência com o trabalho ainda melhor.

“Aqui na escola a gente acaba se aproximando mais de algumas crianças. Eu mesma sou muito próxima de um. É tudo no tempo dele, e eu entendo, sou bem compreensiva com ele e com todos, porque gosto muito de crianças. Meu sonho é cursar Pedagogia, mas quem sabe eu ainda me especialize ainda mais no que já faço também”, conta.

Diferente de Alessandra, que está começando a carreira, Carla Vanessa Silva tem mais de 20 anos de história na Assistência Social de Aracaju, desde o processo de estágio, até a efetivação como servidora. Com longa estrada, a profissional já contribuiu das mais diversas formas com o serviço fundamental para os aracajuanos, sejam crianças  ou adolescentes, idosos, pessoas em situação de rua, ou qualquer outro cidadão que necessite de atenção. Ao longo dessas duas décadas de dedicação ao bem da população, Carla reconhece a mudança que já provocou na vida das pessoas.

“Como profissional acredito que, no decorrer desse tempo, enquanto mulher, eu consegui, a partir do meu contato com o usuário, fazer com que a política de assistência social chegasse de forma mais direta e efetiva a cada usuário, e foram muitos. Seja a partir de uma ação direta ou indireta, quando eu coordenava serviços onde tinham as equipes ligadas a mim, que executavam esse trabalho, fazendo com que os usuários pudessem ter acesso a uma política pública de qualidade, que ele tivesse também a partir de uma política de assistência social o acesso a outros direitos aqui no município”, conta.

A capital sergipana mudou e avançou muito ao longo de tantos anos, e Carla conhece bem essa realidade, já que pode acompanhar de perto as transformações e o desenvolvimento de Aracaju pelos últimos 20 anos. Hoje, ela reconhece o quanto o município mudou em prol de acolher melhor seus habitantes e conta como, enquanto mulher, se sente satisfeita do seu papel social, como alguém que cuida dos grupos vulneráveis.

“Eu acredito que a justiça social seja o pilar do meu trabalho enquanto profissional do município de Aracaju. Costumo lembrar que, nessa minha trajetória, comecei trabalhando até na lixeira do Santa Maria e vi a cidade se desenvolvendo nesses últimos anos. Vi políticas públicas sendo melhor estruturadas para atender a população, vi o município receber investimentos de infraestrutura para atender o povo da melhor maneira. É uma trajetória que não é fácil, pois a gente passa por diversos momentos no serviço público, na vida profissional e, enquanto mulher, eu me sinto muito satisfeita do papel que eu desempenhei dentro desses processos e espero nessa minha trajetória, pois ainda sou jovem, contribuir ainda mais com o município”, destaca.