Prefeitura discute Planejamento Estratégico durante Fórum Regional da Rede de Parcerias

Planejamento e Orçamento
07/03/2024 21h49

Na tarde desta quinta-feira, 7, o coordenador de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, Wilson Amaral, participou do painel Planejamento Estratégico para Municípios e a Sociedade Civil, evento que integrou a programação do 26º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias - Etapa Sergipe. O fórum é realizado pelo Governo do Estado de Sergipe, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Público (MGI), e com apoio do Executivo Municipal.

De acordo com Wilson Amaral, "o Planejamento Estratégico é um instrumento norteador para que o gestor tenha condições de tomar decisões mais assertivas e eficientes. Além disso, o Planejamento é estruturado com base no plano de Governo, por isso, todos os objetivos estratégicos são direcionados para atender a população. Encontros como o de hoje são importantes para difundir esse instrumento fundamental para o sucesso da gestão", disse o coordenador, que atuou como mediador do painel.

Também fizeram parte da discussão a secretária executiva da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Inovação, representando o Governo do Estado de Sergipe, Melina Tavares; a secretária executiva do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (Confoco), Aldiza Soares; e o diretor de Parcerias com a Sociedade Civil, da Secretaria Nacional de Articulação de Políticas Públicas, vinculada à Secretaria Geral da Presidência da República, Igor Ferrer.

Para Aldiza Soares, o encontro serviu para trocar conhecimento, apresentar e destacar as ações do Conselho. "O debate foi mais uma oportunidade que tivemos de abordar as atribuições do Confoco, especialmente na identificação e sistematização de boas práticas de parcerias da administração pública com as organizações da sociedade civil, bem como o apoio e fomento, e ações e programas que visem o fortalecimento das parcerias entre a administração pública e essas organizações representativas da sociedade", pontuou.

Já Igor Ferrer destacou que o evento é um espaço de diálogo entre as três esferas governamentais com as organizações da sociedade civil. "A gente abordou como a sociedade pode contribuir para o planejamento, tendo em vista que é ela a maior possuidora do conhecimento no tocante às suas necessidades em termo de política, entre outros aspectos dada a sua legitimidade". Igor também apresentou dados sobre as organizações da sociedade civil em Sergipe. "São oito mil, em todo o Estado de Sergipe. Isso, inclusive, é uma ferramenta interessante para a construção do planejamento estratégico do município de Aracaju, porque ele consegue ter um panorama de quem são atores sociais que estão no território, com quem ele pode contar quando for executar políticas públicas", falou.

O Fórum

O 26º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias - Etapa Sergipe é uma realização do Governo do Estado de Sergipe por meio da Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Público (MGI), e conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju e da Federação dos Municípios Sergipanos (Fames). O evento, que está sendo realizado na Universidade Tiradentes, teve início na manhã desta sexta-feira, 7 , e contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira.