Secretaria da Educação realiza evento de homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Educação
08/03/2024 16h00

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizou nesta sexta-feira, 8, um evento especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher entre as servidoras. Com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira e do secretário Ricardo Abreu, o café da manhã aconteceu na sede da Secretaria, no bairro Jardins, e contou com a participação de servidoras do quadro administrativo e também de diretoras de escolas municipais.

Além do café da manhã, o evento também contou com música ao vivo e apresentação de vídeos em homenagem às mulheres. O prefeito Edvaldo Nogueira, que fez questão de estar presente, destacou sua alegria em homenagear e agradecer pessoalmente às servidoras que compõem o quadro da Secretaria Municipal da Educação.

“Nesta sexta-feira especial do Dia da Mulher, não poderia deixar de marcar presença nessa linda homenagem que a Educação preparou para todas as servidoras da secretaria, que trabalham diuturnamente para educar nossas crianças, jovens e adultos da rede municipal. Esse é um gesto não só da Educação, mas também de toda a Prefeitura, em agradecimento a essas trabalhadoras extraordinárias que se empenham e se dedicam para que, juntos, possamos contar com uma cidade melhor. A educação de Aracaju deu um salto gigantesco, o maior dos últimos 20 anos, e nós devemos isso, muito, a essas mulheres, professoras, coordenadoras, diretoras, gestoras escolares. Portanto, agradeço a cada uma que integra a nossa Educação e desejo que elas possam, não somente hoje, mas todos os dias, serem reconhecidas e valorizadas”, destaca o prefeito.

O secretário da Educação, Ricardo Abreu, também agradeceu às servidoras pelo empenho e dedicação à educação municipal. “Hoje eu vim agradecer pessoalmente a todas as mulheres da Secretaria Municipal de Educação, representando todas as mulheres que já passaram pela minha vida, desde a minha mãe, que não está mais conosco hoje, a todas as minhas familiares e a todas as minhas colegas de trabalho. As  mulheres da educação me ensinaram a enxergar o mundo de outra forma. Então, eu estou hoje aqui para agradecer a estas que estão no mundo para contribuir com o desenvolvimento das pessoas”, pontua o secretário.

A consultora de assuntos governamentais, Maria Antonia de Arimateia, celebrou o momento e reforçou o quanto este dia, 8 de março, é especial para reiterar as lutas pelos direitos das mulheres. "É sempre bom quando estamos juntas, mas no dia de hoje é ainda mais especial. Quando penso nesse dia oito de março, em todo o percurso que percorremos para chegar ao Dia Internacional da Mulher, sempre lembro que nós somos sinônimos de força. Nós nos inspiramos umas nas outras e nós fazemos isso exatamente porque somos fortes. E por sermos fortes, nós estamos aqui militando na educação, mostrando todos os dias que é possível vencer. Eu agradeço a todas que aceitaram esse desafio.  Vamos exatamente continuar inspirando a todos que estão ao nosso redor, porque eu não tenho dúvida de que, seja na escola, na coordenadoria, na família, na comunidade em que vivemos, somos inspiração para alguém”, disse.

Servidoras

A chefe de gabinete da Semed, Priscilla Sampaio, elogiou a iniciativa da secretaria em proporcionar uma manhã de comemorações para as servidoras. “Considerando que mais de 80% do quadro de servidores da Semed é composto por mulheres, a iniciativa da secretaria em ter esse momento de homenagem, de reconhecimento, só reforça a importância do trabalho de todas elas, seja nas escolas, enquanto professoras, cuidadoras, diretoras, coordenadoras, seja aqui no prédio administrativo, nas mais diversas funções e nos mais diversos setores. Hoje é um dia de reconhecimento, é um dia de orgulho pra nós, ver que o secretário reconhece o trabalho de todas nós, reconhece todas as ações que nós mulheres desempenhamos aqui. É um marco importante porque nos impulsiona a trabalhar cada vez mais e cada vez melhor em prol dos alunos, em prol dos outros servidores administrativos que estão nas escolas, cuidando do nosso maior bem que são as crianças,  os jovens e adultos da rede municipal de ensino”, destacou.

Técnica da Coordenadoria de Pagamento de Pessoal (Copag/DGP), Thais Santos frisa que eventos como este mostram o quanto a atual gestão valoriza as mulheres. “Eu achei a iniciativa do secretário muito bonita, pois mostra a valorização da mulher dentro da secretaria no desenvolvimento da educação municipal. Na estrutura da secretaria, temos uma secretária-adjunta, temos diretora de departamento, isso mostra nossa força e capacidade. Eu adorei o evento e ter o prefeito Edvaldo Nogueira aqui foi muito especial”.

“É gratificante poder ter esse reconhecimento da Secretaria, do prefeito, do secretário e de toda a equipe da Semed. Todas as mulheres estavam aqui, mas também todos os homens, nos acolhendo,  nos respeitando. Uma data como esta não podemos deixar cair no esquecimento nem ser tratada como algo naturalizado, pois tem todo um contexto histórico nisso, um contexto de luta. Somos mulheres que abrimos mão de nossa família, dos nossos afazeres domésticos por um objetivo, pela nossa profissão, lutamos, estudamos e vamos em busca do nosso êxito”, declarou a diretora da Emef Anísio Teixeira, Sandra Leite, que também esteve no evento.