Dia da Mulher: Maternidade Lourdes Nogueira promove acolhimento e palestra motivacional

Saúde
08/03/2024 16h10

Numa manhã especial, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), nesta sexta-feira, dia 8, reforçou o olhar humanizado com o qual a unidade materno-infantil atua, enfatizando o ciclo de abordagem oferecido às parturientes. A programação do dia contou com palestras, espaço de acolhimento e um ambiente propício a motivar os colaboradores da unidade a aperfeiçoar a atuação na prestação dos serviços de saúde.

Através da equipe de Nutrição, a alimentação oferecida nesta sexta, foi decorada com elementos remetendo ao carinho e acolhimento que as mulheres em trabalho de parto encontram na unidade, além de serem ofertados um cardápio diferenciado para aquelas que não possuem restrição alimentar. Também foi montado um espaço de acolhimento simbolizando a data, onde as colaboradoras fizeram fotos em um cenário especialmente elaborado para destacar o olhar humanizado da Maternidade.

A diretora geral da MMLN, Rita de Cássia Leal, destaca que a gestão mantém a preocupação constante em buscar motivar o corpo de colaboradores, aperfeiçoando a atuação da unidade. "Nossa meta é promover reflexões, capacitações e treinamentos para buscar o melhor que cada um e cada uma pode oferecer. Aqui, atendemos às mulheres numa das mais desafiadoras missões da vida, que é a maternidade, e vamos buscar fazer isso cada vez melhor", evidencia Rita.

O início da programação alusiva, contou com a palestra "O Poder do Autoconhecimento e da Autotransformação", conduzida pela diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a pedagoga e psicoterapeuta transpessoal Janaína Cavalcante, que propôs dinâmicas envolvendo a compreensão evolutiva do papel da mulher na sociedade atual.

"Falamos da importância da autotransformação e do autocuidado, para que elas se fortaleçam cada vez mais, ocupando seus espaços de direito e dever como prioridade, sendo a melhor escolha de cada uma delas", destaca Janaína.

Para a enfermeira administrativa da MMLN, Rafaela Xavier, evidenciar a importância da mulher na sociedade atual é um ponto chave para balizar o necessário processo de evolução. "Nós, mulheres, somos desafiadas do ponto de vista pessoal e profissional, constantemente. A apresentação de hoje nos mostrou que devemos abrir caminhos buscando nosso autoconhecimento, nossa autopreservação e autovalorização, dinamizando nossas potencialidades e evidenciando que nunca fomos sexo frágil", afirma Rafaela.