Aracaju 169 anos: Passeio Ciclístico celebrativo atrai milhares de pessoas

Transporte e Trânsito
10/03/2024 12h53

As comemorações pelos 169 anos de Aracaju começaram neste domingo, 10, com mais de duas mil pessoas na Colina do Santo Antônio, para o tradicional Passeio Ciclístico, realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).


Crianças, jovens, adultos e pessoas na melhor idade percorreram 10 km, passando pelas avenidas Simeão Sobral, Rio Branco, Ivo do Prado, travessa José de Faro, rua Santa Luzia, avenidas Augusto Maynard e Beira Mar até a rua Jornalista Santos Santana. No Parque Governador Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, onde foi encerrado o passeio, foram sorteadas várias bicicletas entre os participantes inscritos no evento. 

“Me sinto feliz em poder realizar mais um evento desse porte, que fomenta a atividade esportiva e também promove a solidariedade, através da doação de alimentos por parte dos participantes. Os alimentos são entregues a instituições beneficentes, ajudando bastante pessoas. A intenção do evento também é destacar pontos turísticos de Aracaju e contribuir para que todos os públicos, de diferentes faixas etárias, inclusive crianças e idosos, se apropriem das potencialidades da nossa cidade”, declara o superintendente da SMTT, Renato Telles.

O secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, que participou do passeio, disse gostar bastante de eventos dessa natureza no mês em que se comemora o aniversário de Aracaju. “Trata-se de uma atividade extremamente democrática. Temos aqui um público também vinculado à educação, a exemplo das crianças, que estão se iniciando em um movimento de aproveitamento da cidade. Nós, que fazemos a Prefeitura de Aracaju, nos alegramos com a ação, que integra a população”, enfatiza. 

Aprovação

A psicóloga Vanne Marques fez questão de participar do Passeio Ciclístico com o marido e as filhas. “É um momento maravilhoso em família para passearmos pela cidade de forma organizada. Já estimulamos a prática esportiva e a prova disso é que a nossa filha participou pela primeira vez desse evento quando tinha apenas seis anos de idade”, conta.

Pela segunda vez no evento, a auxiliar de escritório Telma Figueroa, também prioriza o entretenimento em família. “Eu amei a primeira vez. Foi muito divertido e organizado. Eu saio de bicicleta com meu esposo e como sou exigente quanto a minha própria conduta, destaco a necessidade de consciência dos motoristas para que respeitem os pedestres e os ciclistas”, salienta.

Com 14 anos, João Vitor Costa lembra da primeira vez no evento. “Foi muito bom ano passado e eu gostei muito. Vim de novo com meu tio, que me incentiva a fazer esporte, e estou adorando”, declara. 

Representando o governador Fábio Mitidieri, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, enfatiza o tradicionalismo agregado ao evento e o fomento à prática esportiva. “Durante o mês de comemoração do aniversário da cidade, a SMTT de Aracaju nos incentiva a valorizar esse modal, a praticar atividade física e também a utilizar a bicicleta como meio de transporte, à medida que a cidade cresce”, destaca. 

Para o gerente de Marketing da RR Bike, João Paulo Melo, ser um dos parceiros do evento é estimular a saúde, a mobilidade urbana e a qualidade de vida. “É muito bom poder apoiar a ação. A família, o lazer e a sustentabilidade estão, sem dúvidas, associados ao uso da bicicleta e é isso que temos como lema”, afirma.

Contemplação

Ao final do Passeio, diversas bicicletas foram sorteadas e o mecânico Everton Moisés Santos foi um dos contemplados. “Estou muito feliz com a conquista. Vou dar a bicicleta ao meu filho”, disse. 

A dona de casa, Maria Solange Santos, também ficou feliz em ver o filho ganhar uma bicicleta. “É a minha primeira vez no passeio. Vim com meu filho e ele foi sorteado. Estamos muito felizes”, conta. 

Solidariedade

O Passeio Ciclístico da SMTT de Aracaju também promove a solidariedade, já que para se inscrever e participar do sorteio das bicicletas, os ciclistas levaram 1kg de alimento não perecível, que foram entregues à Instituição Beneficente Emmanuel (Ibem Aracaju) e à Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACASE).

“Pedalar num domingo, com a família e os amigos, e ainda ajudar a quem precisa com a doação de alimentos, é muito bom”, afirma a vendedora Carla Pereira.