Perimetral Oeste: comunidade aproveita Dia da Mulher com muita dança e sensibilização

Agência Aracaju de Notícias
08/03/2024 19h00

Na noite do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, moradoras do bairro Soledade e entorno, movimentaram o corpo em uma atividade física e educativa, promovida pela equipe do Trabalho Técnico Social (TTS) da avenida Perimetral Oeste, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jaime Araújo. No evento, intitulado “A Perimetral por elas: corpo livre e em movimento", as mulheres participantes se engajaram em uma aula de dança e roda de conversa, nesta data tão simbólica, sobre os direitos das mulheres.

Essa é a primeira das ações especiais para o mês da mulher, como parte da campanha de protagonismo feminino realizada com a comunidade, por meio da qual transcorrerá uma série de atividades voltadas para o debate de direitos da mulher e empoderamento feminino em diversas frentes, sendo parte do eixo lúdico do projeto.
 
Além de diversão, a noite também foi marcada por muita sensibilização. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Aracaju, Avanize Santos, dividiu conhecimento sobre os direitos e deveres das mulheres com o grupo e ressaltou a importância do evento. “A data é super relevante. É nesses momentos que podemos falar de direitos e deveres e também tratar de violência doméstica e do potencial feminino. E pude ver a alegria delas em estar participando”, afirma.

Além disso, Avanize enfatizou os impactos dessas discussões para o futuro. “Esse é um trabalho de formiguinha, que fica para as próximas gerações. Os filhos e netos vão aprender os limites e a respeitar a mulher”, conclui.

A instrutora de dança, Regina Khalil, guiou as senhoras e senhoritas na atividade prática, que envolveu diversos tipos de dança e muito movimento livre. Para ela, a dança é um elemento fundamental na vivência feminina. “É importante primeiro para a saúde, depois, o despertar o feminino, que muitas mulheres o deixam trancado e eu busco puxar esse fio para que elas possam desabrochar e se empoderar”, pontua.
Monalisa Santos, uma das participantes da atividade, elogiou a prática. “Foi um momento de libertação. A dança foi inesquecível e aconchegante, espero que venham mais vezes”, celebra.

A assistente Social da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju para a execução do trabalho técnico social da avenida Perimetral Oeste, Joyce Nayam, também aponta a importância da atividade no território. “Esta é uma data que marca a conquista de muitos direitos e, principalmente, reforça a resiliência e a importância das mulheres na sociedade. Ações como essa, são importantes para a comunidade, buscamos neste dia sensibilizá-las e também levar um pouco de lazer e diversão para mudar um pouco da rotina”, afirma.