Moradores do 17 de Março comemoram início da reurbanização da praça Mariana Moura

Agência Aracaju de Notícias
27/03/2024 08h50

Pensando em uma melhor qualidade de vida para a população aracajuana, a Prefeitura tem investindo em uma série de espaços de convivência, a fim de garantir lazer e promover saúde para adultos e crianças. Dessa forma, estão sendo construídas novas praças e outras passam por reformas, como é o caso da praça Mariana Martins Moura Souza, localizada no bairro 17 de Março, que teve a ordem de serviço para reurbanização autorizada pelo prefeito Edvaldo Nogueira este mês, como parte da programação do aniversário dos 169 anos da capital. A obra tem um investimento de mais de R$ 2,5 milhões e é motivo de celebração para os moradores da comunidade local.

A revitalização do espaço irá proporcionar melhora na qualidade de vida da comunidade, além de permitir o acesso a realização de atividades físicas com maior conforto. Josivânia da Silva mora na região há nove anos e faz parte do grupo de ginástica do Instituto Mariana Moura, que atua no bairro 17 de Março com intuito de promover aulas de ginástica, apoio às gestantes, rodas de conversa, reforço pedagógico e acolhimento psicológico para a comunidade. Para ela, a reforma na praça irá proporcionar um melhor uso do espaço para que o grupo pratique suas atividades físicas com tranquilidade e comodidade.

“Essa reforma vai nos dar um espaço maior e melhor, e não só para o nosso grupo, mas para as crianças e os adolescentes usarem a praça para brincar e se exercitar. A Prefeitura está de parabéns por proporcionar isso para a população, agora a gente vai utilizar a quadra de uma maneira mais adequada. É muito importante também que a comunidade tenha atenção e cuidado com a praça, para manter ela da forma correta e assim durar por muito tempo. Isso é um bem maior para toda a comunidade”, ressalta Josivânia.

A praça foi inaugurada em 2016 e, com a recuperação do espaço urbano, será feita a reforma de passeios em concreto e blocos de concreto intertravado; substituição de mesas e bancos de concreto; recuperação do parque infantil, contendo gangorra, duas escorregadeiras, escadas de cilindros e amarelinha; revitalização dos equipamentos de ginástica ao ar-livre; recuperação da quadra de areia; recuperação da pista de skate; reforma da quadra poliesportiva coberta; paisagismo, com o plantio de grama esmeralda e plantas ornamentais; e acessibilidade.

Joyce Menezes dos Santos, tem 28 anos e é moradora do bairro desde que nasceu. Para ela, é essencial que a população cuide da praça depois da revitalização. Joyce destaca a relevância do local para a convivência entre as pessoas da comunidade e para que as crianças do bairro possam brincar com segurança, mas ela afirma que para que isso seja possível, a população tem que colaborar com a preservação do espaço.

“A população tem que cuidar, se ver um lixo no chão pegar e colocar na lixeira, usar os equipamentos com cuidado, eu acho que é isso que precisa na nossa comunidade, o cuidado com a praça. Com certeza a gente estava precisando dessa reforma, vai ser melhor para nossas crianças. Para nós que temos filhos não estava dando certo trazer eles para a praça porque era muita lama, muita poça e brinquedo quebrado, agora isso vai ser diferente, eles vão ter um lugar bom para brincar”, reforça Joyce Menezes.

Gilmar Vieira, morador do bairro 17 de Março utiliza a praça no seu dia a dia e afirmou que o local está crescendo e obras como essa transformam a vida da comunidade. “A praça estava precisando muito desse serviço, temos a quadra de esportes aqui, os meninos sempre usam e jogam, mas já estava ficando difícil jogar nela, eles fizeram muitos pedidos e fico feliz que a Prefeitura vai agora reformar a praça. Temos que preservar porque tudo que vem para a gente é bom”, pontuou.