Vacinação nas escolas: cadastro para as unidades da rede privada permanece aberto

Saúde
14/03/2024 16h40

Nesta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Aracaju, através das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), por meio do Programa Saúde na Escola, deu continuidade ao cronograma de vacinação nas escolas. Dessa vez a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tancredo Neves, no bairro Ponto Novo, e na Escola Nova Geração, unidade da rede privada localizada no bairro Cidade Nova.

Além de fortalecer a parceria entre a SMS e a Semed, no objetivo de aumentar a cobertura vacinal de toda a comunidade escolar, a gestão municipal também continua com o incentivo à rede privada para se unir à ação de imunização, desta forma, segue com o cadastro aberto para que as escolas particulares possam se inserir no cronograma da vacinação. Para isto, é preciso preencher um formulário que está disponível no site da Prefeitura.

“Para acessar o cadastro foi bem simples, bastei clicar no site da Prefeitura e informei o e-mail, nome e endereço da escola, assim como o nome do responsável e telefone para contato. Em seguida, uma pessoa da equipe da Saúde ligou e fez o agendamento para a realização da vacinação aqui na escola. Ainda durante o cadastro, foi disponibilizado o termo de autorização que foi entregue aos pais ou responsáveis”, conta uma das coordenadoras da Escola Nova Geração, Nisete Alves.

A profissional aproveitou a oportunidade para se vacinar, e conta que também levou a filha Maria Cecília Machado, de 5 anos, que estuda na escola, para ser imunizada contra a influenza. “Mesmo com um pouco de medo da agulha, trouxe minha filha. Faço o possível para que ela cresça saudável, e a imunização é mais uma prevenção contra muitas doenças. Cada um tem que fazer sua parte. Vacinas salvam e protegem vidas”, ressalta Nisete.

Felipe Machado, que também é coordenador da escola privada, relata que foi enviado um comunicado para toda comunidade escolar sobre o planejamento desta ação. “Aos pais ou responsáveis enviamos também o termo de autorização que deveria ser assinado e trazido no dia da imunização, além do cartão de vacina e documento da criança. Já para os adultos da nossa comunidade, só foi preciso apresentar o cartão de vacina e documento de identificação com foto”, acrescenta.

Para a professora Michele Rodrigues, a ação de vacinação nas escolas demonstra a atenção com a qual a gestão municipal encara a imunização das crianças, e reforça a importância de os pais manterem a caderneta vacinal em dia. “Nós, professores, abraçamos mais esta causa, de conscientização da comunidade escolar, demonstrando a importância da vacinação para a proteção das crianças e de toda a escola. Por isso, é sempre bom lembrar para os responsáveis pelas escolas particulares, se cadastrarem para a realização desta imunização no ambiente escolar”, enfatiza a professora.