Prefeitura e Conselho Municipal realizam ação sobre os direitos da mulher

Assistência Social e Cidadania
14/03/2024 17h10

Sabendo da importância do Dia Internacional da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), órgão autônomo e paritário vinculado à Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social realizou nesta quinta-feira, 14, junto ao Programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), uma ação com o objetivo de levar informações e orientações sobre o CMDM, e também orientação sobre enfrentamento e combate a violência contra as mulheres. A ação aconteceu no Shopping Riomar.

“Nossa ideia é, através de parcerias com diversos órgãos do município, poder divulgar, mostrar quem é o Conselho da Mulher, mostrar que estamos aqui lutando pelos direitos, pelos deveres também, porque nós temos direitos e deveres. O Conselho também tem esse papel de fazer o encaminhamento dessas mulheres que vem até o conselho, de realizar o encaminhamento para outros serviços, atuando também fazendo a escuta ativa de mulheres que estejam passando por alguma situação de violação de direitos. A gente tem essa preocupação constante porque as mulheres precisam conhecer que existem serviços e equipamentos para protegê-las, que a gente está aqui para segurar na mão uma da outra”, explica a presidente do CMDM, Avanize Santos.

Membra do conselho do CMDM e coordenadora do Cram, Edlaine Sena conta que uma ação entre diversos órgãos, capitaneada pelo Conselho da Mulher é importante para que as mulheres entendam que têm todo apoio.

“O Conselho da Mulher é um espaço de acolhimento, um espaço de denúncias também, de proteção à mulher. Estar aqui presente, conjuntamente com a saúde, no shopping, que abriu as portas pra que nós estivéssemos aqui promovendo essa ação, nós que somos representantes governamentais do conselho, abraçamos também esse momento de mostrar a importância do controle social, da participação popular e governamental nessa ação, um momento de enfrentamento a violência, de acesso a direitos das mulheres”, disse a coordenadora do Cram.

“Quando falamos em saúde da mulher é importante também vários órgãos, governamentais e não-governamentais, aproveitar esse espaço para orientar essas mulheres sobre os seus direitos, sobre o CMDM, que ainda muitas não conhecem, saber que temos representações diversas nesse espaço, e que trabalhamos muito nessa questão do fortalecimento de políticas públicas para as mulheres. O cuidado em saúde envolve também a questão, para além dos exames, desse autocuidado, a questão da prevenção das violências. Então entendemos que a violência é um problema de saúde pública também, porque ela impacta diretamente na saúde dessas mulheres”, pontuou a coordenadora do núcleo de prevenção a violências e acidentes (Nupeva), Lidiane Gonçalves.

Representando o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito17), que integra o grupo da sociedade civil no conselho do CMDM, Rubneide Gallo destaca que a junção de diversos órgãos fortalece ainda mais a política voltada para a mulher. “Além de estarmos no mês em que se comemora o dia internacional mulher, celebramos o Março Lilás, onde são realizadas ações na prevenção de câncer de colo e útero, e informar que essa mulher tem direito à assistência pós-operatória quando ela retira o útero, informar sobre onde ela pode ter acesso a esse serviço, esse papel do conselho, de levar demanda aos órgãos específicos e também oferecer escuta ativa dessas mulheres para que a gente consiga fortalecer ainda mais a qualidade do serviço”, destacou.