Perimetral Oeste: Workshop sobre empreendedorismo capacita mulheres na nova avenida

Agência Aracaju de Notícias
14/03/2024 21h30

As ações da Campanha de Valorização da Mulher, que está sendo realizada durante o mês de março, dentro do Programa de Protagonismo Feminino do Trabalho Técnico Social (TTS) da avenida Perimetral Oeste, continuam. Na tarde desta quinta-feira, 14, aconteceu o Workshop "Inteligência Emocional e Fortalecimento de Redes para mulheres empreendedoras", realizado em parceria com o Sebrae. A oficina aconteceu no Colégio Estadual Governador Augusto Franco, no Santos Dumont, e contou com a participação de moradoras e empreendedoras de toda a região da avenida Perimetral Oeste. 

Durante o workshop foi debatido sobre inteligência emocional, resiliência e também gestão de negócios para as pequenas empreendedoras da região, que aproveitaram ao máximo a oportunidade. Maria Fabiana, moradora do bairro Lamarão, participou da atividade e ressalta a importância da discussão para a sua vida. “Foi um tema muito bom para que nós mulheres possamos empreender mais, perder um pouco dos nossos medos, nos unirmos com pessoas que estejam dispostas a tentar uma vida melhor e ter sua própria renda. Prefiro depender de mim mesma e o Sebrae nos traz um pouco mais de aprendizado”, declara.

Maricélia Ofsyani, consultora do Sebrae, ministrante do workshop, realça ainda mais o quanto esses espaços são importantes para o desenvolvimento socioeconômico e pessoal das mulheres da comunidade. “A atividade de hoje foi com o intuito de criar um vínculo com as moradoras, e o Sebrae busca fazer um alinhamento com elas, criando um plano de ação. Entendendo quais as demandas, os cursos e o conhecimento que o Sebrae pode ofertar, nessa proposta, para que elas possam enfrentar o mercado de trabalho ou exercer uma atividade econômica”, afirma.

O tema da inteligência emocional e empreendedorismo perpassa por outras frentes na discussão sobre empoderamento feminino, sendo relevante para que mulheres de todas as idades e classes sociais possam conquistar sua independência financeira. "Um dos eixos do TTS da Avenida Perimetral Oeste é o desenvolvimento socioeconômico e, dentro dele, nós notamos a importância de empoderar as mulheres, por meio de articulações com outras organizações, como Sebrae, Senac e Fundat. Para isso, buscamos capacitar e qualificar profissionalmente essas mulheres", completa Alexandra Déda, técnica de referência responsável pelo TTS da Perimetral Oeste.

A assistente social da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju para a realização do TTS da avenida Perimetral Oeste, Joyce Nayam, também comemora o sucesso e significado da atividade. “São ações como essas que aproximam as mulheres de espaços que costumam ser ocupados por homens, como é o dos negócios e empreendedorismo. Em conversas assim, elas podem entender que também possuem potencial para conquistar sua independência financeira e alcançar seus objetivos, conclui.