Aracaju 169 anos: cidade avança com investimentos no turismo e aquecimento da economia

Agência Aracaju de Notícias
19/03/2024 14h20

A capital sergipana está completando 169 anos e não faltam motivos para comemorar. Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura de Aracaju fez uma série de investimentos na cidade, visando uma melhor qualidade de vida da população, e resultando em um aquecimento da economia. Um dos setores que mais têm dado resultados positivos para o giro da economia local é o turístico, que vem sendo uma das prioridades da gestão municipal desde o início.

A Prefeitura de Aracaju fez e continua fazendo grandes investimentos na melhoria da infraestrutura, mobilidade urbana, ruas e avenidas, limpeza na cidade, e também na permanente manutenção de importantes equipamentos turísticos. Tudo isso tem tornado a cidade mais atrativa para a vinda de turistas de outros lugares do Brasil e do mundo, que se sentem bem acolhidos na capital sergipana.

Para além disso, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), tem realizado um trabalho intenso de divulgação de Aracaju como um importante destino turístico nacional, e um passo fundamental para isso foi a parceria firmada com a Associação Brasileira de Indústria de Hoteis em Sergipe, a ABIH, com aporte de R$ 1,5 milhão ao longo de 2023, para a divulgação do município, por meio de ações como roadshows, captação de eventos, famtour, parcerias de qualificação com operadoras de turismo.

“Temos feito uma gestão com muito foco em eventos e divulgação de Aracaju e essa estratégia tem sido muito exitosa, estamos chegando em todas as regiões dos pais com capacitações para agentes de viagens, diálogos promissores com executivos do mercado, participado de feiras de turismo, inclusive internacionais, realizamos eventos próprios e apoiamos outros em parceria com o trade turístico e tudo isso tem se revertido no aumento no fluxo de turistas na capital. A Aena divulga mensalmente sua estatística e todos os meses temos registrado crescimento no movimento no Aeroporto de Aracaju, o que significa incremento na nossa economia, melhorando o estoque de emprego e melhorias na economia municipal como um todo. Nossa meta é fortalecer ainda mais a imagem do destino Aracaju e assim conquistar mais fatias do mercado nacional”, afirma o secretário do Turismo, Jorge Fraga.

Por meio dessas ações, as qualidades e atrativos turísticos de Aracaju foram divulgadas nos principais polos emissores de turistas do país, por profissionais que trabalham diretamente na venda de pacotes, colocando Aracaju aos olhos do turismo mundial.

Eventos, turismo e economia

Outro importante aspecto que tem colocado a capital em posição de destaque no cenário turístico nacional é a realização de grandes eventos em Aracaju, o que tem assegurado a regularidade na atração de visitantes. Eventos como o Réveillon, Projeto Verão,  Forró Caju, Festival do Caranguejo, a Corrida Cidade de Aracaju, além do Natal Iluminado, em parceria com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e outros grupos empresariais, são apenas alguns exemplos que têm atraído turistas e movimentado a economia da cidade.

O retorno econômico resultante do investimento da gestão municipal na realização de grandes eventos na cidade é vasto. De imediato, a cadeia produtiva ligada ao turismo e ao lazer é aquecida, o que gera vagas no setor de serviços de maneira direta e indireta, seja para recepcionar e atender aos turistas, em época de alta estação, ou dar conta do aumento de consumo dos próprios moradores da capital.

“Esses grandes eventos movimentam diversos setores da cidade. Do ponto de vista econômico, eles são indutores de consumo para as pessoas pela questão turística, movimentando diversos elos da cadeia econômica; como hoteis, bares, restaurantes, comércio, a prestação de serviço ligada diretamente à realização dos eventos e também ao seu redor”, explica o secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos.

Fluxo de passageiros

Outro efeito concreto desse aquecimento no turismo aracajuano foi o aumento significativo no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria. O cuidado e planejamento já conquistaram vitórias para o turismo na capital, como comprovam os dados da Aena Brasil, empresa responsável pela operação do Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, que registra aumento do tráfego de passageiros nos últimos anos. Para se ter uma ideia, o acumulado em 2023, entre janeiro e dezembro, foi um fluxo de 1.175.823 passageiros na unidade, número 22,3% maior em relação a 2022 que, por sua vez, já havia sido 19,9% superior a 2021, usando os mesmos critérios. Essas informações apontam um panorama de recuperação inegável do setor na capital, uma vez que o registro de operações atual já é superior ao registrado em 2020, por exemplo, pré-crise sanitária, quando o número foi de aproximadamente 1.125 milhões de passageiros.

Investimentos na cidade

Se por um lado a Prefeitura divulga as qualidades de Aracaju nos principais polos turísticos do Brasil, por outro lado essas qualidades são garantidas, de forma concreta, com muitos investimentos na cidade, que vão garantir aos turistas uma boa experiência e a possibilidade de retorno. Os visitantes sempre elogiam a limpeza da cidade, mas a administração municipal também busca sempre revitalizar e criar novos equipamentos de lazer, como a nova quadra de beach tennis localizada nas proximidades dos Arcos, e a nova passarela da praia do Havaizinho, com uma roupagem moderna e ambientalmente adequada, o que inclui pavimentação em concreto, guarda-corpo em madeira de eucalipto e chuveirão.

Está em andamento agora a reurbanização interna de um dos principais cartões-postais de Aracaju, o Parque Governador Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira. Para concretizar esse projeto tão robusto estão sendo investidos R$25 milhões, que vão garantir a construção de pistas de corrida e ciclismo, espaço pet, quiosques, academia para a terceira idade, jardim sensorial, playground, área esportiva, entre outros atrativos.

Esse fortalecimento do turismo em Aracaju é fundamental por proporcionar benefícios tangíveis, tais quais a geração de emprego e renda, assim como o consequente aumento da arrecadação de impostos; e também intangíveis, como propagar a cultura e identidade local, mostrando a singularidade de Aracaju diante de destinos consolidados em todo o país.