Prefeito Edvaldo acompanha lançamento da programação dos festejos juninos do Estado

Agência Aracaju de Notícias
15/03/2024 11h33

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou nesta sexta-feira, 15, o lançamento da programação do Arraiá do Povo 2024, da Segundona do Turista, da Vila do Forró e dos demais festejos juninos para este ano em todo o estado, realizado pelo Governo de Sergipe. Para 2024, serão 60 dias de festa com mais de 300 atrações locais e nacionais, apresentação de quadrilhas e de outras manifestações culturais típicas do período junino que devem, assim como foi em 2023, movimentar a cadeia turística e econômica de todo o estado. A parceria entre Prefeitura e Governo do Estado garante que, simultaneamente, sejam realizados na cidade o Arraiá do Povo e o Forró Caju.

“A nossa parceria tem dado certo e avançou significativamente desde o ano passado, principalmente no que diz respeito a nossa luta no fomento ao turismo na cidade e no estado. Essa programação, junto com o Forró Caju, faz com que o turista venha aproveitar os festejos juninos na nossa cidade. E não se trata de ser apenas festa, pois esses eventos são a manutenção da nossa cultura e daquilo que temos de mais importante para a raiz cultural do nosso povo. Sem contar como desenvolvimento econômico, já que arrecadamos mais ISS, pessoas são empregadas, a rede hoteleira ganha, a economia gira. Agradeço a Fábio, pois esse é um momento muito importante para Aracaju“, destacou o prefeito.

O governador Fábio Mitidieri também enfatizou a importância da parceria entre as gestões para a valorização da cultura local, com a realização dos festejos juninos na capital, e o consequente fomento ao turismo e à economia. “Mostramos que em 2023, com nossa parceria, quem ganhou foi o povo, pois fizemos dois grandes eventos. Eu vou para o Forró Caju da mesma forma que Edvaldo vem para o Arraiá do Povo e quem ganha com isso é o sergipano, o aracajuano e o turista que vem conhecer nossa cultura e conta com uma variedade de atrações. Sergipe é o país do forró, porque 75 municípios celebram o forró. Agradeço a Edvaldo, pela nossa parceria, para que fizéssemos essa festa aqui na capital.  Muito do que temos avançado é graças a essas parcerias”, disse.

Orgulho, alegria e tradição


De acordo com o secretário de Estado da Comunicação, Cleon Menezes, o tema escolhido para este ano foi “Orgulho, alegria e tradição”, com o intuito de valorizar ainda mais os festejos juninos celebrados no estado e enfatizar o slogan do estado: “Sergipe é o país do forró”.

“Estamos chegando em mais um ano com mais um grande projeto, que é o Arraiá do Povo 2024, a Vila do Forró, a Segundona do Turista e toda nossa programação junina. Este ano temos como mote da campanha o tema ‘Orgulho, alegria e tradição’, que trata sobre o legado que estamos construindo. Hoje o sergipano considera que, de fato, Sergipe é o país do forró e vamos fazer, novamente, uma linda festa para todos”, destacou.

Em 2023, o Arraiá do Povo foi fruto de uma ação conjunta e transversal, que envolveu diversas secretarias estaduais e municipais. Foram mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilha e 40 trios pé de serra. No período, uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE) identificou um aumento de 13% na taxa de ocupação da rede hoteleira.

Além disso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE), que também realizou pesquisa durante os festejos, mostrou que mais da metade dos turistas que vieram para Aracaju em junho tiveram como motivação os festejos juninos anunciados pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. Estima-se que o evento movimentou R$ 32 milhões em economia no local de festa e nos arredores, promovendo 78 atividades econômicas.