Prefeitura leva ação de educação ambiental para alunos da rede municipal

Serviços Urbanos
15/03/2024 15h48

A manhã desta sexta-feira, 15, foi de muito conhecimento para os alunos da 1º e 2ª séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sabino Ribeiro, localizada no bairro 18 do Forte, zona Norte da capital. Na oportunidade, as crianças, com faixa etária entre 6 e 8 anos de idade, puderam aprender, de forma lúdica, sobre a importância da preservação da água e do tratamento correto dos resíduos sólidos. Para atrair a atenção dos estudantes e conscientizá-los a respeito dos temas, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) apresentou uma peça teatral encenada pelos jovens educadores ambientais.

“A iniciativa da Prefeitura de Aracaju é estimular as novas gerações a se envolverem, cada vez mais, com os cuidados envolvendo a maneira correta de preservar água e do descarte correto do lixo. Mostrar para as crianças os benefícios gerados através de atitudes a favor do meio ambiente, não apenas os sensibiliza, como também transforma esse público em disseminadores das ações que trazem um impacto positivo para a limpeza e conservação da cidade, repassando esses conhecimentos aos familiares e demais colegas”, ressaltou o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes.

Após a apresentação teatral, os jovens da rede municipal de ensino receberam ainda orientações no tocante a forma correta de realizar o descarte de materiais recicláveis. Na ocasião, os alunos tiveram acesso a brinquedos e objetos criados a partir de material reaproveitável.

Para a coordenadora administrativa da Emef Sabino Ribeiro, Luciana Trindade, a educação ambiental na escola possui grande relevância visto que, desde cedo, as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável.

“Esse tipo de tarefa faz com que os nossos alunos sejam multiplicadores de boas ações acerca das questões ambientais. Eles retornam para casa com novas ideias e instruções, inclusive, a respeito de um assunto que tem sido bastante discutido que é o combate a proliferação do mosquito da dengue”, destacou.

O supervisor da Coordenadoria de Resíduos Sólidos, Pedro Augusto, reitera que a proposta é levar a educação ambiental ainda para outros estabelecimentos de ensino. “Hoje, foi a primeira ação do ano dentro de uma instituição escolar, e o objetivo é reforçar o compromisso com a preservação do meio ambiente e a formação de uma sociedade mais sustentável”, disse ele ao informar no dia 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Emsurb irá realizar atividade na EMEF Olavo Bilac, situada no bairro Cidade Nova.