Aracaju 169 anos: Prefeitura oferta serviços de saúde durante programação de aniversário da capital

Saúde
15/03/2024 16h11

Durante a programação do aniversário de Aracaju, que acontece nos dias 16 e 17, na Praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará um trabalho de suporte médico, segurança alimentar e prevenção para a população presente nos dois dias de festividades da cidade.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, ao todo, 44 profissionais atuarão nos eventos, através da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e do Posto Médico que contará com o suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“O Posto Médico oferecerá atendimento com acolhimento, onde o paciente será atendido de acordo com o perfil do seu quadro clínico. Serão ofertados serviços de baixa e média complexidade, sutura de pequenas lesões e, em casos mais graves, os pacientes serão estabilizados e regulados aos hospitais municipais que servirão como retaguarda”, destaca Waneska.

O posto contará com oito leitos, sendo dois de estabilização, e seis poltronas para medicação rápida. O posto funcionará no sábado, dia 16, das 17h às 2h e, no domingo, dia 17, das 19h às 2h.

“Cerca de 30 profissionais atuarão no Posto Médico, por noite, sendo três gestores, três médicos, três enfermeiros, nove técnicos de enfermagem, dois profissionais de serviços gerais, dois seguranças desarmados, estagiários e motoristas, contando, ainda, com o suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que, por noite, terá um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e dois condutores. Além disso, duas ambulâncias, sendo uma unidade de suporte avançado e uma unidade de suporte básico”, explica a secretária.

Vigilância Sanitária e Ambiental

Nos dois dias de festa, a Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA) fiscalizará e promoverá a segurança dos alimentos que serão ofertados no evento, salvaguardando os aspectos sanitários e a saúde da população.

“Seis pessoas irão trabalhar em cada noite, no dia 16, das 16h às 22h e no dia 17, das 17h às 23h. Serão inspecionados os alimentos, bebidas, gelos e também a atuação dos vendedores ambulantes. Durante as inspeções, serão verificadas as condições sanitárias, ou seja, se os alimentos estão bem acondicionados, se o gelo está sem risco de contaminação, e se as pessoas que manipulam os alimentos estão usando equipamentos de proteção individual. Tudo isto para evitar que a população corra riscos ao consumir os produtos”, reforça a coordenadora da Visa, Maria Menezes.

Vigilância Epidemiológica

A educação em saúde também estará presente no aniversário da cidade, por meio do trabalho da Vigilância Epidemiológica que ofertará preservativos femininos, masculinos e também gel lubrificante.

“Nossa equipe, com sete pessoas, participará do aniversário no domingo, 17, das 17h às 23h e serão ofertados 9.800 insumos, distribuídos entre 7.200 preservativos externos, 1.000 preservativos internos e 1.600 géis lubrificantes. Nosso objetivo é sempre intensificar a conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis – IST’s e reforçar os métodos de prevenção, com a participação lúdica do casal camisinha”, ressalta a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Tuberculose e Hanseníase da SMS, Débora Oliveira.