Aracaju 169 anos: SMTT apresenta espetáculo teatral a alunos da rede municipal de ensino

Transporte e Trânsito
15/03/2024 17h27

Ensinar, de maneira lúdica, práticas importantes no trânsito para as crianças, que além de pedestres, são passageiras e serão condutoras no futuro, é o objetivo do espetáculo teatral 'Se Essa Rua Fosse Minha', apresentado pelo grupo Cones de Teatro, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Em evento realizado nesta sexta-feira, 15, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Mariana Martins Moura Sousa, no bairro Santa Maria, o grupo levou a mensagem para estudantes da rede municipal de ensino. A atividade, organizada em parceria com Secretaria Municipal da Educação (Semed), faz parte da comemoração dos 169 anos da capital.

Na peça, os atores do grupo abordam em uma linguagem simples e divertida, os cuidados na hora de atravessar uma via e o respeito às sinalizações de trânsito. O coordenador do Grupo Cones, Franklin Ferreira, ressalta a importância de falar sobre trânsito seguro para as crianças.  

“A peça é baseada na história de uma família que passa por diversas situações comuns no trânsito, e no espetáculo abordamos a travessia segura do pedestre na faixa e o respeito às sinalizações de trânsito, já que as crianças são pedestres e também multiplicam as informações para os pais e amiguinhos. Por isso, é tão importante falar sobre trânsito desde cedo, dentro das escolas”, afirma. Os alunos das Escolas Municipais Juscelino Kubitschek, Anísio Teixeira e José Conrado de Araújo participaram da atividade.

Para a coordenadora da Escola Municipal José Conrado de Araújo, Carla Cristina, ações como a da SMTT ajudam as crianças a entenderem melhor as leis de trânsito. “Da forma lúdica que o grupo passa as mensagens, a apresentação fica leve e divertida, e são abordadas questões importantes sobre trânsito que as crianças levam consigo até elas crescerem. Com educação e conscientização podemos melhorar cada vez mais as atitudes humanas no trânsito”, conta.

Aprendizado

A estudante Larissa Santana, de dez anos, elogiou o espetáculo. “Gostei muita da apresentação. Tudo que eles falaram sobre o trânsito vou fazer igualzinho. Em casa, vou passar algumas informações para meus pais pra eles terem mais cuidado no trânsito também”, disse.