Prefeitura inaugura mais uma Sala de Recursos Multifuncionais para a Educação Especial

Educação
15/03/2024 20h30

Dando continuidade às medidas de garantia da inclusão de pessoas com deficiência nas escolas da rede municipal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), inaugurou, nesta sexta-feira, 15, mais uma Sala de  Recursos Multifuncionais (SRM). Desta vez, a unidade contemplada foi a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Irmãos Mirella e Marcell Moura, localizada no bairro Farolândia.  

Com a nova conquista, a Rede Municipal de Ensino de Aracaju chega ao total de 38 Salas de Recursos Multifuncionais, um número que representa o compromisso com a Educação Especial, uma das modalidades que vem expandindo não só na procura de vagas na rede, mas, também, na cobrança de um ensino especializado e adaptado para o público-alvo. 

Presente na solenidade, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, descreve o momento como um dia especial, pois, com menos de um ano de inauguração da Emei, a unidade passa a contar com uma Sala de Recursos. O gestor também destaca a importância da participação efetiva dos pais na educação dos seus filhos. 

“Tudo isso é fruto de um esforço e de um entendimento da escola e dos professores de que o equipamento é de suma importância para desenvolver, ainda mais, a aprendizagem dos nossos alunos da Educação Especial. Fiquei muito feliz com o que ouvi e vi, mas, fiquei ainda mais com a participação maciça dos pais dessas crianças. Acho que a cidade de Aracaju está vivendo um momento muito especial, porque estamos ampliando a oferta de vagas para a educação infantil e para a educação especial, e nós temos muito o que aprender com os pais, com os professores e com o nosso público-alvo, que são os estudante”, declara. 

O secretário também reforça que o novo ambiente potencializa as aprendizagens dos estudantes da Educação Especial. “É um ambiente que vai fazer com que a gente compreenda quais são as melhores formas de educar essas crianças. Então, está de parabéns a escola e, espero que, de fato, a comunidade do bairro Farolândia possa se servir de mais esse equipamento e recurso, para que a gente possa garantir uma aprendizagem de qualidade para os nossos estudantes que também precisam de uma atenção do poder público”, afirma. 

A coordenadora de Educação Especial (Coesp/Semed), Maíra Ielena, traz dados significativos sobre a área. De acordo com a gestora, no ano de 2023, a Semed registrou 1450 estudantes do público-alvo; este ano, já são 1943 matriculados na rede. 

“Este é um número que, por um lado,  demonstra a confiança das famílias nas escolas públicas municipais e na Semed no que diz respeito ao atendimento e entendimento da necessidade educacional dos seus filhos. Por outro lado, ela nos traz uma maior demanda, porque, o estudante, além de ter acesso a sala de aula regular, ele precisa ter acesso ao chamado Atendimento Educacional Especializado (AEE)”, explica.

Maíra também informa que, atualmente, a Semed conta com 38  Salas de Recursos, e há o planejamento de execução de mais 13. “Na Emei, a Sala de Recursos é uma sala de estimulação precoce, ou seja, onde a gente vai pegar essas crianças precocemente diagnosticadas e vamos trabalhar principalmente as questões relacionadas à psicomotricidade, com pessoa, mente e corpo. Ter essa sala é essencial para que o estudante tenha seu processo de escolarização, de aprendizagem e de socialização no próprio ambiente escolar, na família e na comunidade”, aponta. 

Satisfeita com o novo espaço, a diretora da Emei, Caroline Teixeira, comemora o novo equipamento. “Para nós, que temos menos de um ano em funcionamento, a Sala de Recursos é uma grande conquista. Ela vai ser muito importante para agregar conhecimento ao público da educação especial no sentido de que eles poderão ser assistidos no turno oposto à matrícula regular, com um  atendimento educacional especializado. Então, para nós e para as famílias da comunidade Farolândia este dia é uma grande vitória”, diz.

Sendo uma das mães presentes, Rosângela de Lima, mãe do aluno Arthur, 5, autista, avalia a Sala de Recurso como importante para o desenvolvimento da criança.

“Por ele já estudar nesta escola, facilita muito saber que o bairro em que eu moro agora tenha essa sala especializada para ele. Quando eu soube da inauguração, fiquei muito feliz, porque eu sei que vai ser algo ótimo na educação e crescimento do meu filho. Estou muito empolgada e animada com toda essa novidade especial para ele”, fala.