Aracaju 169 anos: Camarote da Acessibilidade garante inclusão social no Ato Evangélico

Assistência Social e Cidadania
16/03/2024 22h16

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, garante mais uma vez a inclusão social nos eventos comemorativos do aniversário de 169 anos da capital, com a oferta do Camarote da Acessibilidade. Com capacidade para 80 pessoas por dia, o espaço foi sucesso de público na primeira noite de celebração, com o Ato Evangélico realizado neste sábado, 16.

O camarote é adaptado às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e à Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Com capacidade para 40 pessoas com deficiência e 40 acompanhantes, o espaço oferta conforto, comodidade e segurança para aqueles que acessam o evento através do espaço exclusivo.

De acordo com a secretária adjunta da Assistência Social, Selma França, o camarote fomenta a inclusão social no ambiente da festa, contando com uma área composta por rampa de acesso, cadeiras, banheiros exclusivos, abafadores de ruído para pessoas autistas ou com sensibilidade auditiva e uma equipe técnica responsável pelo acolhimento dos usuários.

"Dando início às festividades dos 169 anos da nossa cidade de Aracaju, como sempre, a Secretaria de Assistência vem gerenciando o Camarote da Acessibilidade e, através dele, fazendo a inclusão das pessoas com deficiência na festa. Aqui eles vêm com direito a um acompanhante, tem um espaço exclusivo para eles, que ficam aqui seguros e assistem a todas as comemorações", conta Selma.

Para o telefonista Valdson Francisco dos Santos Silva, pessoa cadeirante, o espaço "é acessível, bem confortável e de frente para o palco, dando uma visibilidade melhor". "Pra nós, pessoas com deficiência física, é muito importante um local acessível para podermos participar dos eventos que acontecem aqui em Aracaju. Então, achei muito sensacional essa ideia da Prefeitura de colocar o Camarote da Acessibilidade. Maravilhoso, achei perfeito", diz.

O aposentado José Naldo Martins é uma pessoa cadeirante e também costuma se apresentar em atos evangélicos, como o ocorrido na noite deste sábado. Para ele, o Camarote da Acessibilidade é um diferencial. "Parabenizo a todos por esse espaço. Geralmente a gente não tem essa possibilidade, muitas vezes, de estar lá em cima, ou estar embaixo, mas às vezes é tão importante para a gente também poder acompanhar, e poder também sair de casa e ouvir a palavra de Deus, é muito maravilhoso. O camarote está ótimo, muito bom atendimento do pessoal, Deus continue abençoando e parabéns Aracaju por seus 169 anos", destacou.

Joelma Vieira dos Santos possui fibromialgia e sequelas de acidentes, e conta que sem o Camarote da Acessibilidade seria difícil para ela poder acompanhar aos shows, afinal ficar muito tempo em pé lhe causa muitas dores. "Pra mim esse Camarote foi ótimo, porque assim, quem tem fibromialgia e essas outras patologias, sente dor, e é invisível. As pessoas não percebem pela aparência, mas a nossa aparência não quer dizer que a gente não tem nada. Eu fui procurar saber, porque nem todo mundo sabe que ter fibromialgia é uma pessoa com deficiência. E hoje eu procurei saber, e cada dia mais eu procuro saber dos meus direitos. E eu procurei o Camarote, onde fui bem atendida pelo pessoal. Adorei! Amei", concluiu.

Como acessar
Para acessar, basta se dirigir ao Camarote da Acessibilidade e apresentar documento que comprove a deficiência.