Prefeito Edvaldo: celebrar os 169 anos de Aracaju é comemorar suas conquistas e seu desenvolvimento

Agência Aracaju de Notícias
17/03/2024 13h22

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, no início da manhã deste domingo, 17, da tradicional Missa em Ação de Graças, na Colina do Santo Antônio, em celebração aos 169 anos de Aracaju. A solenidade é realizada todos os anos no mesmo local, em alusão ao ponto em que a cidade nasceu. Ao lado da primeira-dama, Danusa Silva, o prefeito parabenizou o município que está no último ano sob o seu comando. 

“Essa é a tradicional missa em homenagem a Aracaju, uma celebração de agradecimento, pois foi nesse local emblemático que a nossa cidade começou. Foi na Colina do Santo Antônio que nossa cidade surgiu, há 169 anos, quando ainda era apenas uma aldeia de pescadores. Hoje temos um lugar lindo, organizado e de um povo extraordinário. Aracaju foi uma capital construída pela força, trabalho e dedicação do seu povo, e continua assim ao longo de todos esses anos. Agradeço a Deus, por ter nos dado forças e fé para continuar trabalhando por nossa cidade. Viva os 169 anos de Aracaju”, destacou.

O prefeito ressaltou também os compromissos que tem com a cidade e frisou como a entrega de obras importantes  transformará a capital e irá prepará-la para o futuro. 

“Temos muitos planos para Aracaju este ano. Além da recuperação que fizemos na cidade, que passou por uma série de transformações ao longo destes sete anos, temos um projeto pensado nas próximas gerações, que é o ‘Aracaju Cidade do Futuro’.  Nele, temos um conjunto de obras que estão sendo viabilizadas a partir de um empréstimo de R$ 500 milhões que vai preparar nossa cidade para o futuro. Vamos promover a mobilidade, saneamento, moradia e infraestrutura, para trazer desenvolvimento e progresso. Por todas essas conquistas, temos muito o que comemorar hoje”, afirmou.

Presente na cerimônia, o governador Fábio Mitidieri parabenizou a cidade pelos 169 anos e pontuou como a parceria entre Prefeitura e o Governo do Estado tem sido fundamental para tornar a cidade melhor para a população e todos os sergipanos.

“Aracaju é uma cidade acolhedora, que recebe a todos com muito amor e que cresce em um ritmo acelerado, graças a uma gestão eficiente. Neste aniversário de 169 anos da cidade, que a gente possa continuar trabalhando para que a capital seja cada vez mais bonita, mais assertiva, com um povo cada vez mais feliz. Que a gente possa comemorar muitos e muitos outros anos com essa mesma energia positiva. É para isso que o Governo do Estado atua junto com a Prefeitura e estamos trazendo muita coisa boa para a cidade este ano”, pontuou.

Para o senador Alessandro Vieira, também presente no ato solene, a data de hoje e as cerimônias realizadas ao longo do dia servem para agradecer e olhar para o passado em busca de compreender os avanços que a cidade alcançou nos últimos anos. “Essas ações de hoje são um respeito a história de Aracaju. A gente só constrói e avança quando nos lembramos de tudo que já passamos e de quem prestou um bom serviço público pela cidade. Esse é um momento de agradecer e celebrar essa nossa perspectiva de avanço contínuo”, declarou.

Homenagem a Inácio Barbosa
Após a celebração da missa, prefeito e autoridades se deslocaram para a praça do Mini-Golfe, onde foram prestadas as homenagens ao fundador de Aracaju, Inácio Barbosa. A cerimônia começou com o hasteamento das bandeiras, seguida do acendimento da pira por Edvaldo e pelo aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bomfim, Pietro Alerrandro da Cruz Menezes. Ao som dos instrumentais da Banda de Música do 28° BC, foi realizada a aposição das flores no monumento em reverência a Inácio Barbosa, seguida do discurso do prefeito. 

“Todos os anos homenageamos Inácio Barbosa por ter sido um homem destemido do seu tempo. Aqui lembramos também de todos aqueles que pisaram aqui desde 1855: homens, mulheres, vendedores, pescadores, enfim, todos aqueles que, com suas mãos, construíram essa cidade. Eu tenho alegria de ser o único prefeito de Aracaju que tem quatro mandatos. Essa é uma dádiva que não sei como agradecer a Deus e ao povo aracajuano. Nesses quatro mandatos, segui o que Inácio fez e dei o melhor de mim para trazer o progresso para Aracaju. E nos últimos sete anos fizemos história. Reunimos homens e mulheres que arregaçaram as mangas, que se tornaram trabalhadores da Prefeitura de Aracaju e fizemos as maiores obras que essa cidade já viu nos últimos 50 anos”, lembrou o prefeito, em discurso. 

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos, presente na missa e também no ato em homenagem a Inácio Barbosa, falou sobre como o diálogo e a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo têm sido fundamentais para os avanços registrados na capital nos últimos anos.

“Considero muito importante um momento como esse, para relembrar de todos os gestores que passaram e se dedicaram para melhorar a nossa cidade. Sem contar com todos os aracajuanos que também contribuíram muito com isso. Estou muito feliz, porque estou como vereador, como Presidente da Câmara, e tenho procurado todos os dias dar a minha contribuição para auxiliar a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, em tudo aquilo que a gente entende que é bom para cidade e para o nosso povo. Este aniversário de Aracaju é um momento de reconhecimento da grandiosidade desses 169 anos da capital sergipana. Que possamos olhar para a frente e tornar Aracaju uma cidade ainda maior, rumo ao futuro”, comentou.

Participaram também das solenidades o vice-governador Zezinho Sobral; o senador Rogério Carvalho; as deputadas federais Katarina Feitoza e Yandra Moura, o deputado estadual Garibalde Mendonça, secretários de Estado e do Município, além de vereadores.