Aracaju 169 anos: serviços da Saúde asseguraram o bem-estar da população

Saúde
18/03/2024 10h09

Durante os dois dias de shows artísticos, 16 e 17, em comemoração ao aniversário da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizou à população uma logística de suporte médico, segurança alimentar e prevenção nas festividades da cidade.

“Toda a logística montada teve como foco garantir a melhor estrutura e serviços que, de fato, pudessem atender às pessoas da melhor maneira possível. Foram dois dias de evento em que a SMS participou ofertando atendimento médico para toda e qualquer eventualidade durante os shows, além de um trabalho de prevenção contra ISTs/Aids e de fiscalização. Tudo isso para contribuir com o melhor andamento das festividades”, salienta a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza. 

Prevenção

Com o intuito de reforçar a prevenção durante o aniversário da capital, a SMS ofertou 7.200 camisinhas externas, 1.000 camisinhas internas e 1.600 géis lubrificantes, totalizando 9.800 insumos de prevenção. O casal Camisinha ajudou a chamar atenção, deixando a abordagem mais lúdica e interessante para população, que recebeu os preservativos e ouviu as orientações da equipe sobre prevenção.

Posto Médico

Nos dois dias de funcionamento do Posto Médico no evento, foram atendidas 68 pessoas, sendo 16 homens, 51 mulheres e uma criança. “Foram 65 atendimentos clínicos e, destes, 13 por intoxicação (álcool ou outras drogas) e 52 por outros [como cefaleia, crise de pânico, pico hipertensivo, náuseas, tontura, mordida de cachorro, engasgo, torção em membro inferior e reação alérgica]. Por traumas, foram registrados três atendimentos. Do total de atendimentos, três pessoas foram transferidas para hospitais”, explica Waneska.

Fiscalização

Os fiscais atuaram para garantir a saúde e segurança sanitária da população, através da fiscalização de alimentos, bebidas e gelo. “Os fiscais realizaram 53 inspeções, verificando as condições sanitárias, ou seja, se os alimentos estavam bem acondicionados, se o gelo estava sem risco de contaminação e se as pessoas que manipulavam os alimentos estavam usando equipamentos de proteção individual e portando o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos. Também houve a apreensão de 15 galões da bebida conhecida como ‘príncipe maluco’, pois não tinha rotulagem e não possuía a procedência do conteúdo na embalagem”, ressalta a secretária.