Prefeito Edvaldo entrega 20 novos ônibus do transporte coletivo

Agência Aracaju de Notícias
18/03/2024 11h56

O prefeito Edvaldo Nogueira realizou a entrega de 20 novos ônibus que passarão a integrar o sistema do transporte público coletivo da região metropolitana de Aracaju. O ato foi realizado nesta segunda-feira, 18, e contou com a presença do gestor do município de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, cidade que também passa a ser beneficiada com a novidade. Desses 20 novos veículos, onze deles foram adquiridos graças ao subsídio no valor de R$ 24 milhões, concedido pela Prefeitura de Aracaju para as empresas do transporte coletivo desde novembro de 2023. 

“É uma alegria para mim entregar 20 novos ônibus neste mês de aniversário da cidade, todos veículos modernos que entram na nossa frota. Desde o pós-pandemia temos somado esforços para fazer a renovação e a melhoria de toda a frota e para enfrentar os problemas no sistema do transporte coletivo. Hoje entregamos 20 novos ônibus que totalizam 161 veículos renovados, mais de um terço de toda nossa frota. Nosso esforço tem sido gigantesco para melhorar a mobilidade urbana na nossa cidade, um problema comum de todas as cidades brasileiras. No final do ano passado, por exemplo, congelamos a tarifa para não prejudicar a população que utiliza ônibus. Criamos também o Consórcio Metropolitano, para que possamos fazer a licitação do transporte coletivo e vamos continuar trabalhando para trazer ainda mais melhorias para os aracajuanos”, disse o prefeito. 

A frota de ônibus da região metropolitana de Aracaju que, além da capital, compreende os municípios de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros, atende cerca de 170 mil passageiros diariamente. Desde 2019 a Prefeitura tem adotado iniciativas e investido recursos para viabilizar a renovação da frota e a melhoria do sistema do transporte coletivo. A entrega dos novos veículos nesta segunda-feira representa o compromisso firmado pela gestão municipal de Aracaju, como conta o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo.

“A chegada desses novos ônibus é algo muito importante para a Grande Aracaju e é fruto do compromisso assumido por Edvaldo nas reuniões que tivemos do Consórcio Metropolitano. Acredito que essa melhoria traz mais dignidade para o nosso povo, pois as pessoas vão ter ônibus de qualidade, mais confortável, e indica mais um avanço do nosso grande objetivo, que é o de melhorar o sistema do transporte público. Temos enfrentado um problema que diversas cidades do país também têm passado, por isso precisamos manter essa união e esse compromisso com a sociedade. Esse é mais um passo, antes de concretizarmos a licitação do transporte coletivo, e uma grande contribuição da Prefeitura de Aracaju com nosso sistema de transporte público”, disse Inaldo.

Ônibus modernos
Os novos modelos que entram em circulação possuem tecnologia avançada de controle de emissões de poluentes, pois convertem os poluentes em compostos menos nocivos ou os capturam antes de serem liberados na atmosfera, o que beneficia tanto o meio ambiente como a saúde da população. Além disso, eles possuem validadores com biometria facial e recarga a bordo, sistema de câmeras, monitoramento por GPS, sistema de segurança Anjo da Guarda, para que o veículo só circule com as portas fechada, dispositivo automático que limita a velocidade, sistema de telemetria, e campainhas sem fio com botões em braile.

“Esses ônibus vão atender as linhas que têm o maior volume de passageiros e que demandam dessa iniciativa. Estamos muito felizes com esse dia, pois a entrega deles é fruto do investimento da Prefeitura, que congelou a tarifa e ainda possibilitou a renovação da frota de 11 desses 20 veículos. Nossa expectativa é de que o subsídio proporcione o mesmo para as outras empresas que operam na cidade. Somos gratos também à Viação Atalaia, que investiu recursos próprios para a aquisição de outros nove ônibus, todos carros muito modernos com motores que emitem menos gases poluentes, de mais conforto para os usuários como também para os motoristas que trabalham no dia a dia. Isso é fruto do trabalho da Prefeitura de Aracaju e do bom diálogo que mantemos com a Câmara e os vereadores, com quem conseguimos a aprovação do subsídio que hoje nos mostra esse grande resultado positivo”, enfatiza o superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles.

O diretor da Viação Atalaia, Alberto Almeida, pontuou que, sem a concessão do subsídio, garantido pela Prefeitura de Aracaju, não estaria sendo possível realizar a entrega desse número total de veículos que trará benefícios para os usuários do transporte coletivo da Grande Aracaju. 

“A entrega desses ônibus é fundamental para a população e sem a concessão deste subsídio seria impossível fazer a aquisição desses novos veículos, pois as contas do sistema ainda não estão equilibradas. Esse recurso, dirigido para renovações de frota, foi o que facilitou a compra desses novos ônibus. Com eles, você tem garantia de um transporte de qualidade, dentro dos padrões, pois são veículos que contam com tecnologia de última geração, como se tem no resto do Brasil. São carros zero quilômetro, novinhos para que os usuários possam se deslocar para o trabalho ou para alguma atividade de lazer de forma tranquila e segura”, contou.

Consórcio Metropolitano
Está em vigor desde o dia 13 de novembro de 2023 o Consórcio Metropolitano do Transporte Público Coletivo da Grande Aracaju, uma iniciativa que integra as prefeituras de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e o Governo do Estado.

Com o consórcio, ficou definida a criação de uma entidade pública que definirá o formato do Sistema de Transporte Coletivo da região metropolitana de Aracaju e as obrigações de cada ente na gestão do serviço. Por ser a mais populosa entre as quatro cidades, Aracaju possui a competência de administrar a autarquia, mas todas as discussões são conduzidas de forma coletiva.

Uma série de reuniões já foram realizadas entre as prefeituras envolvidas, que realizaram um diagnóstico amplamente detalhado do transporte coletivo na Grande Aracaju, através de estudo que foi conduzido pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), entidade contratada pela Prefeitura de Aracaju no final do ano passado, com um investimento de R$ 1,9 milhão.