Aracaju 169 anos: shows do aniversário lotaram a praça dos mercados

Agência Aracaju de Notícias
18/03/2024 11h00

A Prefeitura de Aracaju realizou uma programação de celebração pelos 169 anos da capital a altura do que a população merece. Além de eventos culturais, esportivos, inauguração de obras, ordens de serviço, o final de semana de comemoração foi marcado por duas noites de shows na praça de eventos Hilton Lopes, localizada entre os mercados centrais. No sábado, 16, houve o tradicional Ato Evangélico que contou com bandas e cantores gospels, e no domingo, 17, a festa foi marcada pela apresentação dos artistas João Ventura, Ludmilla e Belo. Os dois dias foram sucesso de público, quando cerca de 60 mil pessoas lotaram o espaço.

Para a população presente, tanto no sábado, como no domingo, o evento foi marcado por muita tranquilidade e segurança, isso por causa do planejamento e organização de qualidade realizados pela Prefeitura, através do trabalho integrado das secretarias municipais, bem como com o apoio das forças de segurança do Governo do Estado. A prestação de serviços essenciais para a população, foi fundamental para que a comemoração da cidade ocorresse da melhor forma possível. No quesito da segurança pública, a Secretaria de Defesa Social e Cidadania (Semdec) disponibilizou uma equipe de 250 guardas municipais para o fim de semana. Os dois dias de evento tiveram mais de 110 mil pessoas presentes, no qual todas passaram pela revista.

A Semdec operou de forma coordenada e com planejamento prévio para que as intercorrências fossem supridas de modo adequado. Para isso, as polícias Militar e Civil em conjunto com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc) deram apoio à Prefeitura fornecendo banco de dados para executar prisões, quando necessário, além da oferta das câmeras de monitoramento e reconhecimento facial.

Segundo o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, foi justamente por conta da segurança bem feita, que as pessoas voltaram satisfeitas para casa.

“Já virou tradição as festas da Prefeitura de Aracaju serem organizadas e trazer segurança e conforto para toda a população que vem usufruir e ver o seu artista preferido. Tivemos um público de, em média, 60 mil pessoas por noite, o qual conseguimos, devido ao nosso trabalho integrado com o Governo do Estado, trazer segurança desde a chegada ao evento, durante o processo de entrada, com as revistas que foram feitas em cada pessoa, e dentro do evento uma segurança total com câmeras de reconhecimento facial, 250 cinquenta guardas trabalhando, por meio de patrulhas e elevados, para que a gente minimizasse qualquer tipo de intercorrência. Fechamos mais um evento com sucesso de segurança e conforto. Não tivemos nenhuma ocorrência de grande relevância e as pessoas puderam ir assistir o show, além de retornarem para as suas casas com total segurança”, destaca o secretário.

De acordo com o comandante da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, foram registradas sete prisões, através da identificação facial, e duas por flagrante feito pelos guardas. Duas destas prisões ocorreram sábado, 16, sendo uma referente a mandado de prisão expedido, e outro de pensão alimentícia.

“Foram duas pessoas identificadas pelo sistema de reconhecimento facial, que foram abordadas pelos guardas municipais e conduzidas para a delegacia que havia sido montada dentro do local do evento. No domingo, foram cinco pessoas conduzidas através da identificação facial. Três delas por pensão alimentícia, uma por roubo e outra por homicídio. Ainda no domingo, os guardiões observaram mulheres que estavam em situação suspeita, portando vários celulares. Quando foram abordadas, os guardas verificaram que elas estavam com celulares furtados e foi feita a condução para a delegacia, na qual foi lavrado auto de flagrante”, conta o comandante.

A Prefeitura também garantiu serviços de saúde, a partir da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que forneceu, durante os dois dias de evento, suporte médico, segurança alimentar e prevenção. O Posto Médico foi disponibilizado para suprir as demandas de ocorrências da população durante a festa. De acordo com a pasta, foram 68 pessoas atendidas no total, sendo 16 homens, 51 mulheres e uma criança. Desses casos, 65 foram clínicos, 13 por intoxicação (álcool ou outras drogas), e os outros 52 por motivos variados, como cefaleia; crise de pânico; pico hipertensivo; náuseas; tontura; mordida de cachorro; engasgo; torção em membro inferior e reação alérgica. Foram registrados também, três atendimentos por traumas. Do total de atendimentos no evento, três pessoas foram transferidas para o hospital.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barbora, reforça que além dos serviços prestados no Posto Médico, a SMS também realizou fiscalização de alimentos, bebidas e gelo a fim de garantir a segurança sanitária da população. “Os fiscais realizaram 53 inspeções, verificando as condições sanitárias, ou seja, se os alimentos estavam bem acondicionados, se o gelo estava sem risco de contaminação e se as pessoas que manipulam os alimentos estavam usando equipamentos de proteção individual e portando o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos. Também houve a apreensão de 15 galões da bebida conhecida como ‘príncipe maluco’, pois não tinha rotulagem e não possuía a procedência do conteúdo na embalagem”, detalhou.

Ademais, a SMS efetuou a campanha de prevenção durante a festa. Foram ofertadas 7.200 camisinhas externas, 1.000 camisinhas internas e 1.600 géis lubrificantes, totalizando 9.800 insumos de prevenção. A Secretaria ainda colaborou com o casal Camisinha, que teve a finalidade de chamar a atenção da população para a orientação e importância da prevenção.  

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emusrb), que é uma das ‘peça-chave’ na organização e limpeza dos eventos proporcionados pela Prefeitura, também esteve presente nos dois dias de celebração. A empresa pública contabilizou cerca de 5,2 toneladas de resíduos recolhidos de forma correta pelas equipes de limpeza durante a festa nos dias 16 e 17.

Os agentes de limpeza efetuaram o descarte correto do lixo e promoveram agilidade na higienização dos ambientes, além de 60 contêineres instalados em pontos estratégicos e dois pontos de entrega voluntária (PEV’s) para o recebimento de resíduos recicláveis. Também foram fornecidos três caminhões compactadores e dois caminhões-pipa para a higienização final nas primeiras horas da segunda-feira, 18, com a mobilização de 80 agentes.

“Tudo transcorreu dentro do nosso planejamento, tanto nas ações de limpeza, quanto do ordenamento dos espaços públicos. Assim, os comerciantes que ocuparam os 121 pontos fixos sorteados anteriormente venderam suas mercadorias de maneira organizada. Já o suporte na limpeza resultou no recolhimento de 5,2 toneladas de resíduos nos dois dias de festa que beneficiou, ainda, as cooperativas parceiras com a destinação do material reciclável recolhido nos dois PEV’s disponibilizados na praça Hilton Lopes”, ressaltou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

A Secretaria Municipal da Assistência Social atuou durante a festa de aniversário da capital, na praça Hilton Lopes, com a manutenção e garantia dos direitos humanos de todos que participaram da festa. As equipes da pasta realizaram os serviços de Abordagem Social, do Conselho Tutelar, além do atendimento técnico do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram) e contou ainda com o Camarote da Acessibilidade.

O Serviço Especializado em Abordagem Social realiza um trabalho educativo que foi feito durante todo o percurso da festa. As equipes realizaram uma busca ativa para a identificação e notificação de possíveis violações de direitos humanos. Para esse serviço foram disponibilizados 10 profissionais qualificados, entre eles assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. O evento notificou um total de 19 violações de direitos nos dois dias de evento. Dentre elas, exploração do trabalho infantil, negligência e atendimento à população em situação de rua.

Secretária da Assistência Social, Simone Santana informou que a prestação de serviços para a população em situação de vulnerabilidade é uma prioridade da gestão municipal. "Ao longo de toda a festa, nos dois dias, focamos em garantir direitos, trazer as pessoas com deficiência e, mais uma vez, a Secretaria faz um excelente trabalho. As pautas de violência contra a mulher e o apoio do Conselho Tutelar também são prioridade para nós", ressaltou.

Como em todos os eventos, a Prefeitura garantiu inclusão com o Camarote da Acessibilidade, espaço exclusivo adaptado às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e à Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Durante os dois dias de celebração, o Camarote recebeu cerca de 150 pessoas, promovendo um ambiente democrático para que todos pudessem comemorar juntos.

O Cram também esteve presente no fim de semana de festas com as campanhas de combate ao assédio, tendo como objetivo conscientizar a população no enfrentamento à violência contra a mulher. Foram distribuídos leques informativos sobre as leis de proteção à mulher e tatuagens removíveis com a mensagem “Não é Não” , que é um protocolo federal com adesão nos estados. Para a preservação dos direitos das crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar colaborou com a Assistência Social e contou com seis conselheiros, sendo um por distrito, para a fiscalização e orientação das ocorrências contra esse público-alvo e assim garantindo os direitos desse grupo.

Para o conselheiro tutelar do 5º distrito, Alex Yolle, a parceria entre os dois órgão é necessária para que crianças e adolescentes não fiquem desamparados. "Essa parceria do Conselho Tutelar com a Assistência Social é de grande importância por conta do fluxo de adolescentes que estão no evento. Estamos fiscalizando e orientando, por exemplo, que bebida alcoólica para menor de idade não pode ser vendida. A nossa finalidade é orientar e dar um apoio a toda a Assistência. As ocorrências que são mais corriqueiras são o consumo de bebida alcoólica por adolescentes. E a parte da negligência, ou então quando uma genitora ou um genitor perde uma criança, atuamos para dar essa orientação e tentar minimizar", destacou.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju planejou uma operação para garantir a fluidez do trânsito e a segurança viária durante os dois dias de evento, nos mercados centrais. O estacionamento da praça de eventos Hilton Lopes foi isolado na madrugada do sábado, 16, para a montagem dos ambulantes. Já os bloqueios das vias começaram às 13h. O trânsito na rua Antipas Costa e nas vias laterais aos mercados e aos estacionamentos foi bloqueado. A avenida Otoniel Dória, sentido Sul (praias), ficou em meia pista. A circulação de veículos voltou ao normal na região após o encerramento do primeiro dia de evento.


No domingo, 17, o trânsito na região dos mercados centrais voltou a ser bloqueado, assim como a circulação de veículos na avenida Otoniel Dória, que ficou em meia pista, no sentido Sul. O trânsito foi desbloqueado ao final do evento. Agentes da SMTT estiveram nos pontos de bloqueios tanto no sábado como no domingo para organizar o trânsito na região e orientar os condutores. Além disso, um ponto de táxi foi montado na rua Antônio Cabral, próximo à avenida Coelho e Campos. Já o Terminal de Integração do Mercado funcionou normalmente até meia-noite, retomando a operação às 4h. E para facilitar a volta para casa do público que foi ao evento, nos dois dias, após à meia-noite, as linhas do Corujão iniciaram a operação na avenida Otoniel Dória.