Atrativos turísticos de Aracaju ganham destaque nacional em programa televisivo

Indústria, Comércio e Turismo
18/03/2024 15h00

Na noite de domingo, 17, os atrativos turísticos de Aracaju ganharam um amplo destaque nacional com o programa “Boa Sorte Viajante”, atração exibida para todo o Brasil através do canal Travel Box Brasil (TV Fechada), TV Brasil (TV Aberta), e ainda em novo canal do YouTube, que em 2023 foi assistido por mais de 22 milhões de pessoas. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), prestou todo apoio para a produção do programa, a partir do trabalho da Assessoria de Comunicação da Setur com a equipe do programa na pré-produção e durante as gravações.

“Ficamos felizes pelo belo trabalho dos profissionais do Boa Sorte Viajante. Eles mostraram com bastante qualidade nossa diversidade de atrativos, a organização da nossa cidade, o acolhimento do nosso povo, nossa história, nossa gente e deixaram claro que Aracaju é um destino turístico muito bom. O programa é muito assistido em todo o Brasil, especialmente em São Paulo, e com certeza muitos dos telespectadores já devem estar programando uma visita para a nossa querida Aracaju”, destaca o secretário do Turismo, Jorge Fraga.

Com o título de chamada “Aracaju: a vida na charmosa capital sergipana”, o episódio começou com uma contextualização histórica e socioeconômica, desde a fundação da cidade, com a colaboração da guia de turismo Naime Menezes, bem como uma apresentação dos principais ícones do centro histórico da cidade. Em seguida, a equipe do programa visitou os mercados centrais para explorar a diversidade e curiosidades oferecidas nos mercados Antônio Franco, Thales Ferraz e Maria Virgínia Leite Franco.

O repórter Matheus Boa Sorte se impressionou com a cidade, o acolhimento do aracajuano e as vivências e simpatia das comerciantes Silvaneide, a “Galega das Ervas”, a vendedora de tapioca Angélica França, e Nilza “A Boa do Caranguejo”, cada uma contando “causos” que encantaram o jornalista. “Aracaju é uma cidade que quando a gente chega a gente se sente bem e não é à toa que o Brasil tem descoberto a capital como um destino representativo do nordeste brasileiro. A cada vez que eu venho aqui eu me surpreendo, por exemplo, a quantidade de novos bares, a limpeza da cidade, a organização, uma das mais bonitas orlas do Brasil. É uma cidade de um povo bom, um povo que acolhe, um povo que abraça, onde você já sente a efervescência da cultura nordestina muito mais forte”, elogiou o jornalista.

Saindo do centro histórico de Aracaju, uma visita ao município vizinho, a Barra dos Coqueiros, e em seguida uma imersão nos paraísos naturais ao longo do rio Vaza Barris, começando pela Ilha dos Namorados, Crôa do Goré e uma exploração na faixa de manguezal e a biodiversidade do rio, oferecendo aos telespectadores a oportunidade de vivenciar a natureza exuberante que cerca a cidade.

O próximo ponto de visitação foi a Orla da Atalaia e todo seu complexo de lazer e de infraestrutura turística formada por qualificada rede de bares, hoteis, restaurantes e o “point” sensação do local: a Passarela do Caranguejo, quando a gastronomia teve seu momento de destaque no programa, com uma exploração dos sabores autênticos da culinária sergipana a base do icônico crustáceo, que dá um sabor especial a Aracaju.

Durante todo o episódio, o apresentador do "Boa Sorte Viajante", Matheus Boa Sorte, compartilhou dicas úteis e informações práticas para os viajantes que desejam explorar Aracaju. “A gente escolheu Aracaju exatamente para dar essa opção ao nosso telespectador, mostrar que aqui vai encontrar uma capital com estrutura de capital, mas com um povo que ainda guarda em si muitas das raízes interioranas, da simplicidade, do acolhimento. Então, para nós é uma honra muito grande e a gente espera fazer um conteúdo à altura de uma cidade tão especial como Aracaju”, declarou Matheus Boa Sorte.

“Numa Aracaju de tantas e tantas fases e histórias, precisaríamos de muitos episódios pra revelar suas muitas possibilidades, mas essa reportagem já nos deixa com um gostinho de saudade, nessa cativante química da alma, o remédio para todos os males é preparar o martelo do caranguejo e forrozear  até ficar de perna bamba. Das fantásticas paisagens do Vaza Barris, a ponte da Barra dos Coqueiros, Aracaju é um destino que não pode ficar de fora do seu álbum de recordações”, finalizou Matheus Boa Sorte.

Boa Sorte Viajante

O Boa Sorte Viajante é realizado pela empresa de audiovisual "Flamboyant Conteúdo Criativo", produzido por Bianca Chagas, com roteirização de Raul Ribeiro e edição final de Bruce Assunção. Comandado pelo jornalista Matheus Boa Sorte, com produção de imagens de Rodrigo Freitas, o programa é voltado para contar histórias através das pessoas, mostrar a diversidade cultural que existe no Brasil e no mundo.