Perimetral Oeste: beneficiários participam de conversa sobre Previdência Social

Agência Aracaju de Notícias
18/03/2024 19h40

Na tarde desta segunda, 18, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Trabalho Técnico Social (TTS) da avenida Perimetral Oeste, realizou uma nova edição do “Recibo, café e bolo”, com o objetivo de acompanhar as famílias que estão em moradia provisória. Durante o encontro deste mês, o público participou de uma conversa sobre os direitos e deveres previdenciários ao cidadão brasileiro, conduzida pelo coordenador do Programa de Educação Previdenciária do Nordeste, Márcio Cardoso Lima,

O Programa tem por objetivo orientar e informar a sociedade acerca dos direitos e deveres relacionados ao Regime Geral de Previdência Social - RGPS. No diálogo, foram abordados os benefícios previdenciários, as formas de contribuição para a previdência, a importância das políticas públicas previdenciárias no dia a dia de todo e qualquer cidadão e, além disso, também foram debatidos os benefícios previdenciários que são operacionalizados pelo INSS tanto para pessoas idosas quanto para pessoas com deficiência.

“Para além de trazer informações acerca dos direitos e deveres previdenciários, nós trabalhamos a consciência de que, em um futuro próximo, nós tenhamos uma comunidade previdenciária que é aquela na qual todos os partícipes tenham a consciência plena dos seus direitos e deveres relacionados ao regime Geral de Previdência Social”, explica Márcio.

Segundo a assistente Social da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura para a execução do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste, Patrícia Santos, este é um evento que, além de reunir os beneficiários do bônus-moradia para a assinatura do recibo do auxílio, proporciona ainda momentos para compartilhamento de informações, por isso o tema foi escolhido para este dia.

“Entendemos a importância de possibilitar para a população da Perimetral Oeste o acesso a assuntos como este. Além de ouvir atentamente tudo que o Márcio explicou, eles também fizeram perguntas e tiveram suas dúvidas esclarecidas e isso foi muito bom”, relata.

Moradora do bairro Santos Dumont, Jucimara Cabral foi uma das beneficiárias que interagiu com o coordenador. “Foi bem interessante principalmente pra gente que não tem tanta informação assim, a nossa informação é mais pela internet que não sabemos se é verdade ou mentira, e com uma pessoa explicando assim foi ótimo”, conta.