Escola Municipal Olga Benário celebra aniversário de 37 anos

Educação
20/03/2024 16h00

A manhã desta terça-feira, 20, foi festiva e confraterna para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Benário, que está completando 37 anos de funcionamento. A unidade de ensino preparou um evento solene com apresentações e homenagens para celebrar a data. Atualmente, a escola, que é localizada no bairro Santos Dumont, passa por uma reforma realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), portanto, as comemorações ocorreram onde a instituição está funcionando provisoriamente, no bairro Centro.

O momento celebrou não só mais um ano de trajetória da escola, mas também o compromisso contínuo com o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. Além de reunir funcionários, professores e alunos, o evento contou, ainda, com a presença do secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu. Na programação, homenagens aos ex-diretores e colaboradores da Emef, exposição com a história da unidade de ensino, apresentações culturais e a presença da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE).

Durante o evento, também foi destacada a importância da escola como um centro de aprendizado e inclusão, proporcionando não apenas conhecimento acadêmico, mas também valores de respeito, colaboração e cidadania. O secretário Ricardo Abreu enfatizou a importância da história da unidade de ensino para a comunidade do Santos Dumont, pontuando os benefícios que a reforma trará à comunidade escolar.

"Conhecemos a história e o significado especial desta escola para a comunidade do Santos Dumont. Além de agradecer a todos que vem contribuindo para o sucesso desta instituição ao longo dos anos, incluindo ex-professores, ex-gestores e ex-alunos, desejo vida longa, desejo que seu trigésimo oitavo ano possa ser comemorado em uma nova estrutura e mais equipada, e que todos os estudantes possam alcançar seus sonhos e objetivos, seja como bombeiros militares, professores, médicos, vereadores ou prefeitos. Meus parabéns a todos os envolvidos", declara o secretário Ricardo Abreu.

Diretor da Emef, Saulo Lima ressalta que realizar um momento como este, com todos os ex-diretores presentes e uma exposição sobre a escola, foi motivo de muita alegria para ele e sua equipe.

"Foi uma experiência gratificante. Estamos passando por um momento de transformação, com a escola sendo transferida para o Centro, temporariamente, e recebendo uma reforma que beneficiará muito a comunidade do Santos Dumont. É um momento de orgulho fazer parte dessa gestão e celebrar junto com todos os colaboradores. Agradecemos a presença do secretário e de toda a equipe da Semed, bem como a do Corpo de Bombeiros e a todos os envolvidos nas apresentações que enriqueceram o evento", destaca o gestor escolar.

A obra da Emef Olga Benário é proveniente de um investimento total de R$6.713.080,72, e faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura, que inclui a melhoria dos ambientes físicos de escolas da rede, assegurando a ampliação na oferta de vagas. Ao final da reforma, a unidade escolar contará com 15 salas de aula, sala de leitura, sala multiuso, laboratório de ciências, Sala de Recursos Multifuncionais e salas administrativas.

Para o coordenador pedagógico da Emef e principal organizador do evento de comemoração, Alessandro Félix, proporcionar estes momentos de confraternização e destacar a importância da escola para os jovens é fundamental para o desenvolvimento enquanto cidadãos. Segundo ele, uma unidade de ensino deve proporcionar o conhecimento pedagógico e as experiências enriquecedoras que fortalecem e evidenciam a força do ambiente escolar

"Na inauguração, em 20 de março de 1987, a filha de Olga Benário esteve presente para prestigiar o evento. Hoje, a escola está com um novo olhar, buscando sempre inovações e tecnologias. Temos projetos pedagógicos e culturais ao longo do ano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos alunos. Em 2024, com a chegada da nova gestão, esperamos alcançar novos índices de qualidade educacional, mas também proporcionar mais oportunidades e experiências para nossos estudantes", enfatiza o coordenador.

Aluna do 7º ano C da Emef, Mariana Caroline Santos conta que é a primeira vez que participa da comemoração sobre uma escola e que se sente ansiosa pela entrega da unidade de ensino reformada. 

"Meu pai estudou aqui há muitos anos, e eu estudo há três. Fico muito feliz em poder participar deste momento e acho muito importante celebrar desta forma porque a escola é um lugar fundamental nas nossas vidas. Por isso fiz questão de participar das apresentações e também fazer parte ou ajudar a construir a história desse lugar. Também estou na expectativa para ver a escola nova, termos espaços mais bonitos e ambientes mais acolhedores", expressa.